Região realiza Dia D contra sarampo neste sábado – O Liberal

Região realiza Dia D contra sarampo neste sábado

Até o momento, nas cinco cidades que fazem parte da RPT (Região do Polo Têxtil), foi registrado apenas um caso positivo da doença neste ano, em Sumaré


A RPT (Região do Polo Têxtil) realiza, neste sábado, o Dia D da campanha de vacinação contra sarampo. Os postos de saúde estarão abertos para atendimento da população que não pode comparecer durante a semana. A região registrou um caso positivo da doença esse ano, na cidade de Sumaré.

A mobilização deste sábado faz parte da campanha realizada pela Secretaria Estadual de Saúde, com foco nas pessoas que tenham entre cinco e 19 anos. A orientação é que esse público tenha recebido, ao longo da vida, duas doses da tríplice viral – que protege contra sarampo, rubéola e caxumba.

Foto: Marcelo Camargo / ABr
Dia D da vacinação será neste sábado nas cidades da RPT (Região do Polo Têxtil)

Caso tenha tomado apenas uma ou não saiba quantas doses recebeu, é preciso procurar um posto de saúde, preferencialmente munido de carteira de vacinação.

Receba as notícias do LIBERAL pelo WhatsApp. Envie uma mensagem para ser adicionado na lista de transmissão!

Em Americana, as unidades de saúde dos bairros São Vito, Parque da Liberdade, Praia Azul, Antônio Zanaga e Jardim São José (UBS Cillos) estarão abertas amanhã, das 8h às 17h.

Em Hortolândia, serão as UBS: Nova Hortolândia, Amanda, Rosolem, Novo Angulo, Santa Clara, Figueiras, Amanda 1 e Parque do Horto. Essas unidades funcionarão das 8h às 17h.

Em Nova Odessa, participarão do Dia D de vacinação contra o sarampo apenas as unidades de saúde do Jardim Alvorada (UBS 5) e do Centro (UBS 1). Esses dois postos ficam abertos das 8h às 16h.

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste informou que estarão de portas abertas, das 7h às 13h, as unidades do Centro de Saúde 2 (Vila Linópolis), Jardim Europa, Mollon, Planalto do Sol 2, São Francisco e Vista Alegre.

Em Sumaré, de acordo com a Vigilância Epidemiológica do município, a imunização acontecerá das 8h às 17h, nas 21 unidades de saúde fixas e mais duas unidades volantes, na USF (Unidade de Saúde da Família) Virgílio Viel e na Vila Soma.

Campanha

Além do Dia D, a campanha de vacinação contra o sarampo segue até o dia 13 de março para pessoas na faixa etária de 5 anos a 19 anos para controle da doença, que voltou a circular no Estado de São Paulo após ter sido praticamente erradicada.

No ano passado, foram mais de 16 mil casos e 14 mortes. Em 2020, até o momento, foram 1352 casos positivos, segundo o balanço mais atualizado da Secretaria Estadual de Saúde.

Além da Capa, o podcast do LIBERAL

Confira o episódio desta semana do podcast Além da Capa, que trata sobre a entrega do novo Pronto Socorro do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana. A missão deste episódio é explicar os 11 anos que se passaram entre o anúncio e a entrega da obra:

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora