28 de março de 2024 Atualizado 12:28

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

COVID-19

Região investiga mais 6 mortes com suspeita de coronavírus

Com as notificações divulgadas na segunda-feira, sobe para nove o número de mortes com investigação para a Covid-19

Por Marina Zanaki

31 de março de 2020, às 08h51 • Última atualização em 31 de março de 2020, às 10h48

A RPT (Região do Polo Têxtil) registrou seis novas mortes com suspeitas para o coronavírus (Covid-19): três casos em Santa Bárbara d’Oeste, dois em Sumaré e um em Nova Odessa. Com isso, aumenta para nove o número de mortes em investigação.

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste informou, nesta segunda-feira, que investiga o caso de três moradores que morreram na semana passada com suspeita do novo coronavírus (Covid-19). Todos deram entrada no sistema de saúde com problemas respiratórios.

Os pacientes eram um homem de 62 anos, que morreu no dia 25 de março; um homem de 48 anos e uma mulher de 73 anos que morreram no dia 28 de março. Os dois homens estavam internados no pronto-socorro Edison Mano e a idosa estava no pronto-socorro Afonso Ramos.

“Estes pacientes, com histórico de outras doenças, foram acolhidos, atendidos e, seguindo os protocolos previstos pelo Ministério da Saúde, foram coletados e enviados ao Instituto Adolfo Lutz exames relacionados a Influenza A, Influenza B, H1N1 e Covid-19”, explicou a prefeitura.

Sumaré registrou duas mortes com suspeita para a Covid-19 no final de semana. Os pacientes eram um homem de 74 anos e uma mulher de 89 anos. Os dois estavam internados no Hospital Estadual de Sumaré e sofriam de comorbidades.

Segundo a prefeitura, o homem já era investigado como um caso suspeito de coronavírus. A paciente idosa apresentava outras doenças. Contudo, os médicos pediram a realização do exame para constatação de um possível contágio pelo Covid-19. A previsão é que o resultado demore, no mínimo, 20 dias para chegar por conta da alta demanda do Instituto Adolfo Lutz.

Um morador de Nova Odessa morreu em um hospital particular de Americana na noite de sábado e o caso também será investigado como suspeita de coronavírus. Segundo a prefeitura, o paciente tinha 52 anos, era diabético e portador de doença pulmonar.

As prefeituras aguardam o resultado de exames de outras três mortes na região – um homem de 96 anos, que morava em Nova Odessa; um homem de 64 anos que era de Americana; e uma mulher de 41 anos que residia em Sumaré.

Resultados

Americana descartou seis casos suspeitos da Covid-19. Segundo a Vigilância Epidemiológica, dois resultados foram recebidos do Instituto Adolfo Lutz. As notificações são de 13 de março e as pacientes são duas mulheres que estiveram nos Estados Unidos. Elas têm 42 e 34 anos.

Os demais casos descartados são de quatro profissionais da saúde. Segundo o boletim, os exames foram feitos por laboratório particular. As notificações descartadas são de dois homens (de 28 e 60 anos) e de duas mulheres (de 36 e 42 anos).

As únicas cidades com confirmação laboratorial até o momento são Americana e Hortolândia (um caso cada uma). São investigados 96 casos em Sumaré, 61 em Hortolândia, 44 em Santa Bárbara d’Oeste, 31 em Americana e oito em Nova Odessa.

Publicidade