CRIME
Região bate recorde de registros de estupro no 1º semestre
Delegada da DDM afirma que mais de 90% dos casos foram cometidos dentro do ambiente familiar
Por Cristiani Azanha
27 de julho de 2024, às 08h12
Link da matéria: https://liberal.com.br/cidades/regiao/regiao-bate-recorde-de-registros-de-estupro-no-1o-semestre-2220337/
O primeiro semestre deste ano totalizou 137 casos de estupro na RPT (Região do Polo Têxtil). Esse é o maior número de ocorrências de estupro na série histórica, desde 2001, comparando com o mesmo período, segundo dados da SSP (Secretaria de Estado de Segurança Pública). Anteriormente, o maior número tinha sido em 2013, com 126.
Segundo o levantamento, Hortolândia é a cidade com o maior número de casos no período em 2024, com 54 registros, seguida de Sumaré (37), Americana (25), Santa Bárbara d’Oeste (12) e Nova Odessa, com 9.
📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp
Na análise da delegada Nathália Alves Cabral, que responde pelas DDMs (Delegacias de Defesa da Mulher) de Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré, o aumento das ocorrências levadas ao conhecimento da Polícia Civil refletem as denúncias.
“No caso dos estupros de vulneráveis, por exemplo, a maior parte das reclamações chegam por meio de representantes de escolas, pois as vítimas tem comentado com amigos ou professores. Muitas vezes encontram dificuldade em relatar para a mãe ou algum familiar”, diz a delegada.
Segundo ela, mais de 90% das ocorrências são cometidas no seio familiar. Os abusadores são pais, padrastos, tios, avós e primos.
“Percebemos situações em que algumas mães chegam a delegacia para fazer a denúncia, após serem alertadas pela escola, que adverte que se nada for feito, o Conselho Tutelar será acionado e ela pode ser responsabilizada. A mãe acaba dizendo que veio registrar a ocorrência, mas não acredita que o companheiro poderia ter cometido esse crime”, afirma Nathália.
Siga o LIBERAL no Instagram e fique por dentro do noticiário de Americana e região!
Nos atendimentos realizados na delegacia, a policial já ouviu relatos de crianças que afirmam que o agressor se aproveita da ingenuidade. Somente depois de algum tempo, acabam percebendo que estão sendo molestadas por alguém que deveria protegê-las.
Orientações
O conselheiro tutelar de Santa Bárbara, Rodrigo Jesus Brito, orienta que os familiares devem prestar atenção nos comportamentos de crianças e adolescentes.
“As vítimas tendem a ficar mais retraídas, se notarem algo busquem ajuda e principalmente se descobrirem algo, denunciem”, ressalta o conselheiro.
Faça parte do Club Class, um clube de vantagens exclusivo para os assinantes. Confira nossos parceiros!
Com relação ao estupro envolvendo adultos, os abusos também são de pessoas próximas.
“Existem mulheres que sofrem o estupro ‘marital’, que ocorre quando o companheiro a obriga a manter relações sexuais contra a sua vontade. Nem sempre ela tem coragem de denunciá-lo, pois muitas vezes não percebe que se trata de crime”, completa a delegada.