SAÚDE
Programa Mais Médicos destina 19 profissionais para Americana e região
Médicos já efetivados começaram a trabalhar na terça; em Americana, dois profissionais vão atuar no Jaguari e na Praia Azul
Por Gabriel Pitor
28 de agosto de 2024, às 13h30
Link da matéria: https://liberal.com.br/cidades/regiao/programa-mais-medicos-destina-19-profissionais-para-americana-e-regiao-2241721/
As cidades da RPT (Região do Polo Têxtil) vão receber 19 profissionais de saúde por meio do programa Mais Médicos, do Governo Federal. A informação foi confirmada nesta terça-feira (27) pelo Ministério da Saúde, após questionamento do LIBERAL.
Ainda de acordo com o órgão, os selecionados que cumpriram todas as etapas de efetivação já começaram a trabalhar nesta segunda (26).
No início de julho deste ano, o Governo Federal lançou o edital do processo seletivo. Ao todo, 33.014 médicos se inscreveram e passaram pelas avaliações do 38º ciclo do programa, sendo que 457 foram escolhidos para os municípios do Estado de São Paulo.
A partir daí foi feita a distribuição proporcionalmente à população e ao índice de vulnerabilidade social da cidade, ou seja, as localidades com mais habitantes e mais debilitadas vão receber mais profissionais.
Além disso, os médicos poderão ser destinados com seus custos completamente financiados pelo Ministério da Saúde ou com coparticipação da prefeitura.
📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp
Sumaré é o município da região que admitirá a maior quantidade de médicos, com nove, todos com coparticipação. Na sequência, vem Hortolândia com seis, sendo dois financiados pelo governo e quatro que terão parte do custo bancado pela administração.
Atuação
Já Americana receberá dois, um de cada perfil de destinação. De acordo com a prefeitura, um atuará na ESF (Estratégia Saúde da Família) do Jaguari e outro na ESF da Praia Azul. Ao todo, o município tem 11 profissionais de saúde que pertencem ao programa.
Siga o LIBERAL no Instagram e fique por dentro do noticiário de Americana e região!
Por fim, Santa Bárbara d’Oeste e Nova Odessa foram contempladas com um médico cada – que, nos casos destes municípios, serão financiados pelo Ministério da Saúde.
Criado em 2013 e retomado em 2023 pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o programa é composto por ciclos de contratações que visam levar médicos para regiões onde há escassez ou ausência desses profissionais.
Os selecionados também têm a oportunidade de qualificação e aperfeiçoamento em saúde da família e comunidade, com incentivos e benefícios para atuação em áreas mais vulneráveis.
Faça parte do Club Class, um clube de vantagens exclusivo para os assinantes. Confira nossos parceiros!