23 de abril de 2024 Atualizado 17:35

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Região

Prévias do PSDB têm 15% dos filiados aptos a votar na região

Região tem 941 cadastrados para decidir se o partido lança João Doria ou Eduardo Leite à candidatura para a Presidência

Por Ana Carolina Leal

21 de novembro de 2021, às 08h45

Dos 6.020 filiados ao PSDB na RPT (Região do Polo Têxtil), 941 se cadastraram para votar neste domingo nas prévias que vão escolher o candidato do partido à Presidência da República. O número representa 15% do total de apoiadores da sigla nos municípios de Americana, Santa Bárbara d’Oeste, Nova Odessa, Sumaré e Hortolândia.

Com três vereadores tucanos e 1.425 filiados, Americana é a terceira cidade do Estado de São Paulo com maior número de integrantes do PSDB cadastrados para votar. O município, que teve a adesão de 435 tucanos, só perde para São Paulo, que registrou 2.888 cadastros e Carapicuíba, 904. Ao todo, 44,7 mil apoiadores se cadastraram no País.

Os governadores João Doria, de São Paulo, e Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul, e o ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, disputam a eleição interna do PSDB. A previsão é que o resultado de vitória ou de realização de um segundo turno seja divulgado algumas horas após o encerramento da votação.

Na RPT (Região do Polo Têxtil), dos oito vereadores tucanos, três declararam apoio a João Doria, um a Eduardo Leite, um disse que não apoiaria nenhum dos candidatos. Os demais não se manifestaram.

Em Americana, o líder do governo na câmara, o vereador Thiago Brochi, declarou apoio a Leite. Durante sessão ordinária, há duas semanas, ele fez duras críticas ao partido.

“Queria ver essa mesma força de vontade, essa mesma organização e esse empenho para lançar João Doria como candidato à Presidência, para mudar o País, o Estado e a cidade de Americana. Se depender do meu voto, Eduardo Leite será escolhido”, declarou.

O vereador Lucas Leoncine, também de Americana, declarou apoio ao governador. Já Vagner Malheiros, disse que exercerá o dever de cidadão em votar, sem fazer campanha para nenhum candidato.

Presidente do PSDB em Americana, o ex-vice-prefeito Roger Willians afirmou que a expectativa é ter o maior número possível de votos em Doria. “A gente não trabalha com número específico, mas esperamos que uma esmagadora maioria, é claro, vote”, completa.

Em Nova Odessa, dos três parlamentares tucanos da câmara, apenas Wagner Morais afirmou que Doria será o nome escolhido nas prévias. Os outros dois – Elvis Garcia, o Pelé, e Tiãozinho do Klavin –, não se manifestaram.

“Fizemos campanha para que os filiados que se cadastrassem votassem no Doria”, declarou Pedro Daniel dos Santos, presidente da sigla em Nova Odessa. Dos 1.129 apoiadores do partido na cidade, 254 se cadastraram para votar.

Em Sumaré, o único tucano que ocupa uma cadeira na câmara, Tião Correa, declarou apoio à Doria. O vereador de Hortolândia também filiado ao partido, Dionatan Domingues, não se pronunciou.

Na cidade de Santa Bárbara d’Oeste, o diretório local do PSDB está sem comando desde março. O município não tem vereadores que integram a sigla tucana. Dos 600 filiados, só oito estão aptos para o voto nas prévias.

Coordenador regional do partido, o ex-prefeito Bill, de Nova Odessa, disse que a expectativa é grande para que Doria vença. “Avaliando os números a nível de Brasil, o Estado de São Paulo tem 62% de todos os filiados aptos a votar neste domingo. Isso dá uma tranquilidade muito grande para que o governador seja eleito logo no primeiro turno”, declarou sobre a situação.

Bill responde por 22 municípios, incluindo os da RPT, com um total de 34 vereadores, cinco vice-prefeitos e mais de 19 mil filiados. “Nossa região só perde para São Paulo. Somos a segunda que mais credenciou, então posso dizer com tranquilidade que o trabalho foi feito”.

Publicidade