19 de abril de 2024 Atualizado 20:43

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Trânsito

Prefeitura de Campinas adia rodízio de veículos que começaria na segunda

Prefeito transformou decreto em projeto de lei e o enviou à Câmara Municipal para votação; somente após tramitação no Legislativo é que medida poderia vigorar

Por Guilherme Magnin

15 de maio de 2020, às 19h30 • Última atualização em 04 de fevereiro de 2021, às 14h54

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, decidiu nesta sexta-feira (15) modificar o decreto emergencial que estabelecia a realização de rodízio de veículos na cidade a partir da próxima segunda-feira (18), transformando-o em projeto de lei que foi enviado para a Câmara Municipal para votação por parte dos vereadores.

Jonas Donizette decidiu transformar decreto em projeto de lei, que será votado pela Câmara Municipal – Foto: Carlos Bassan / Prefeitura de Campinas

Com a mudança, a medida não tem data para vigorar, uma vez que uma decisão sobre o assunto depende de todos os trâmites de votação por parte do Legislativo.

“Tenho certeza que a Casa de Leis irá realizar um amplo debate com a sociedade e compreender a importância da implantação desta medida”, comentou o prefeito de Campinas.

A medida tem como objetivo não somente o combate ao novo coronavírus (Covid-19), mas também a melhoria do trânsito e queda no número de acidentes registrados no município.

As regras do rodízio foram definidas pelos órgãos municipais envolvidos na última quinta-feira (14), quando ficou estabelecido que o mesmo será válido para veículos com placas da cidade ou de fora, de segunda a sexta-feira, das 7h até as 19h, sem interrupção.

A mudança, no entanto, não afeta rodovias, ficando restrita à área urbana de Campinas. O texto divulgado pela prefeitura diz ainda que o rodízio seria válido por tempo indeterminado e que o critério para escolha dos veículos que podem ou não circular seria o final da placa, assim como ocorre na cidade de São Paulo, por exemplo.

Proibição de circulação: 

  • Segundas-feiras: placas final 1 e 2
  • Terças-feiras: placas final 3 e 4
  • Quartas-feiras: placas final 5 e 6
  • Quintas-feiras: placas final 7 e 8
  • Sextas-feiras: placas final 9 e 0.

Podcast Além da Capa
A quarentena decretada no Estado de São Paulo para combater a proliferação da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) completa 50 dias nesta semana. Com as restrições impostas, muitas pessoas tiveram a rotina, hábitos e até o convívio familiar alterado. Nesse episódio, o editor Bruno Moreira conversa com o repórter André Rossi, que ouviu moradores da região para entender como a pandemia mudou a dinâmica de suas vidas.

Publicidade