01 de março de 2021 Atualizado 16:37

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

EDUCAÇÃO

Prefeitos da RMC querem volta às aulas na primeira semana de março

Informação é do prefeito de Americana, Chico Sardelli; reunião em Jaguariúna nesta terça-feira deliberou sobre o tema

Por André Rossi

19 jan 2021 às 13:41 • Última atualização 19 jan 2021 às 14:31

Os prefeitos das 20 cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas) indicaram ao Governo do Estado nesta terça-feira (19) que querem a volta das aulas presenciais nas redes municipais apenas na primeira semana de março. O tema foi debatido durante reunião do Conselho de Desenvolvimento da RMC na cidade de Jaguariúna.

Critérios pedagógicos e saúde pública pautaram decisão dos prefeitos da região – Foto: Reprodução / Facebook

A indicação será encaminhada ao secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi. O LIBERAL apurou que ele foi convidado, mas não compareceu na reunião.

As aulas na rede estadual retornam no dia 1º de fevereiro, com 35% dos alunos nas duas primeiras semanas, independente da fase que as regiões estiverem. Até então, Americana trabalhava com a expectativa de retornar às aulas nas escolas municipais em 8 de fevereiro, mas a reunião entre os prefeitos podia mudar os planos.

“Nossa região é forte e importante para o Estado de São Paulo. Unidos, os prefeitos da RMC deliberaram pela indicação ao governo estadual de volta às aulas presenciais na primeira semana de março. Americana está preparada, independente da data escolhida”, escreveu Chico em postagem no Facebook.

Ao LIBERAL, o prefeito ressaltou que estão sendo considerados tantos os critérios pedagógicos quanto a saúde pública. O chefe do Executivo americanense diz ainda que os municípios estão atentos às demandas dos pais e dos profissionais da Educação.

“Nosso maior interesse é de que as crianças não sejam prejudicadas e por isso definimos por unanimidade ter cautela e um retorno gradual a partir de primeiro de março”, disse Chico.

De acordo com o secretário de Educação de Americana, Vinicius Ghizini, o indicativo do momento é de que as aulas presenciais retornarão na rede municipal em 1º de março. No entanto, isso ainda depende de uma manifestação do Governo do Estado.

Já as aulas on-line para o ensino fundamental e Emeis (Escolas Municipais de Educação Infantil) retornam em 10 de fevereiro. Para março, a expectativa é de 35% dos alunos presentes em sala de aula no fundamental, com os outros 65% em aulas on-line.

O secretário também informou que protocolo de retorno será discutido na próxima semana com o Conselho Municipal de Educação, sindicato e diretores de escola.

Publicidade