20 de setembro de 2024 Atualizado 09:53

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Operação Encilhamento

Polícia Federal cumpre mandados de busca e apreensão em Hortolândia e Campinas

Operação visa desmantelar grupo suspeito de fraudes contra o Instituto Previdenciário de Pouso Alegre, em MG

Por Paula Nacasaki

03 de setembro de 2024, às 17h25 • Última atualização em 03 de setembro de 2024, às 17h26

A PF (Polícia Federal) de Varginha (MG) cumpriu nove mandados de busca e apreensão nesta terça-feira (3), em cidades dos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina, sendo que três deles na região – dois em Hortolândia e um em Campinas. A ação contra fraudes no Iprem (Instituto de Previdência de Pouso Alegre) contou com o apoio dos policiais federais de Campinas.

Outros mandados foram cumpridos nas cidades mineiras de Pouso Alegre, Jacutinga, Belo Horizonte e Sete Lagoas, além de Florianópolis, em Santa Catarina.

Ação da PF teve cumprimentos de mandados em cidades da região – Foto: Polícia Federal / Divulgação

O objetivo da ação policial foi desmantelar um grupo criminoso especializado em fraudes contra institutos municipais de previdência, como parte da terceira fase da Operação Encilhamento.

Nessa etapa, as ordens judiciais foram cumpridas nesta terça contra alvos e empresas, em tese, envolvidas nos crimes cometidos contra o Iprem, no período de 2012 a 2018.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

“O grupo oferecia vantagens indevidas a agentes públicos para autorizarem e facilitarem as aplicações fraudulentas, enquanto empresas de consultoria realizavam manipulação de dados, documentos e cálculos atuariais”, explica nota da PF sobre o caso.

Na região, de acordo com a PF, foram dois mandados de busca e apreensão em Hortolândia, um em residência e outro em um endereço comercial, e uma busca em Campinas, em uma casa. Os materiais apreendidos nos dois locais devem auxiliar nas investigações.

Siga o LIBERAL no Instagram e fique por dentro do noticiário de Americana e região!

Se comprovados os crimes, os suspeitos poderão responder por associação criminosa, gestão fraudulenta, fraude de licitação, corrupção passiva e ativa.

Na primeira fase da operação, em São Paulo, foram identificados 28 institutos de previdência municipais com investimentos em fundos inidôneos, que se valiam da aquisição de títulos sem qualquer lastro, emitidos por empresas de fachada.

Faça parte do Club Class, um clube de vantagens exclusivo para os assinantes. Confira nossos parceiros!

Publicidade