28 de março de 2024 Atualizado 13:49

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

COVID-19

PM orienta sobre isolamento e recomenda até a voltar para casa

Viaturas também estão reproduzindo áudios para pedir que as pessoas fiquem em suas residências

Por George Aravanis

30 de abril de 2020, às 08h46 • Última atualização em 30 de abril de 2020, às 14h29

A PM (Polícia Militar) tem feito blitze para orientar motoristas e pedestres sobre a necessidade de isolamento social e, nas abordagens, recomenda até que o cidadão volte para casa se o deslocamento não for essencial. Os carros da corporação também estão reproduzindo áudios para pedir que as pessoas fiquem em suas residências.

Em Americana, a polícia já abordou 275 pessoas nas operações chamadas Barreira, segundo o capitão Antonio Carlos Rugero Filho, comandante da 1ª Companhia da PM.

Policiais monitoram o trânsito na Avenida Antonio Pinto Duarte, em Americana – Foto: Divulgação

Destes, 156 eram condutores de veículos e os demais, passageiros e pedestres. Na última terça, a corporação fez uma blitz na Avenida Antônio Pinto Duarte, no portal de entrada do município.

As pessoas não são obrigadas a obedecer a recomendação, uma vez que não há em vigor nenhuma legislação que proíba a circulação pelas ruas, apenas a recomendação de ficar em casa.

A quarentena decretada pelo governador João Doria (PSDB) restringe, apenas, o funcionamento de estabelecimentos.

Durante a operação, os policiais também checam eventuais irregularidades, mas o principal objetivo é realmente a orientação sobre a necessidade de isolamento, que é apontado pelas autoridades como forma de retardar a disseminação do vírus e impedir a sobrecarga no sistema de saúde.

De acordo com Rugero Filho, até agora os policiais não tiveram problemas durante as abordagens, e a corporação, inclusive, recebeu elogios. Os PMs têm reproduzido os áudios em locais de circulação e aglomeração de pessoas, como a Avenida Brasil e Avenida Antonio Pinto Duarte.

Tanto as blitze quanto a reprodução dos áudios foram determinados pelo comando geral da PM no Estado.

Publicidade