25 de abril de 2024 Atualizado 00:11

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Aumento

Piracicaba, Americana e Sumaré lideram consumo de energia

Crescimento nos três municípios de setembro para outubro foi de 17%, aponta CPFL

Por André Rossi

12 de novembro de 2019, às 08h07 • Última atualização em 12 de novembro de 2019, às 08h08

Piracicaba, Americana e Sumaré foram as cidades que registraram a maior alta no consumo de energia elétrica entre setembro e outubro, de acordo com a CPFL Paulista. Outras duas cidades da RPT (Região do Polo Têxtil), Hortolândia e Santa Bárbara d’Oeste, completam o “top 5” dos municípios com maior crescimento.

Os dados divulgados pela distribuidora envolvem 16 cidades da região de Piracicaba. A elevação é atribuída às altas temperaturas registradas no interior do Estado, o que resulta na maior utilização de aparelhos eletrônicos. Os três principais “vilões” apontados são chuveiros, ares-condicionados e refrigeradores.

Foto: Marcelo Rocha / Liberal
Aneel definiu bandeira vermelha este mês

Piracicaba teve a maior variação absoluta, saltando de 47.164 megawatts-hora (MWh) em setembro para 55.312 em outubro. Já em Americana, a elevação foi de 28.357 para 33.449. Sumaré aparece na terceira posição, de 24.631 para 28.740. O aumento percentual nas três cidades foi de 17%.

Os clientes das cinco cidades somadas consumiram 22,4 mil mil megawatts-hora de energia a mais no mês passado na comparação com setembro, um aumento de 16%. Segundo a CPFL, o montante seria suficiente para abastecer 9,3 mil novas residências durante um ano.

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) definiu que a bandeira tarifária em novembro é a vermelha patamar 1, a segunda mais cara, com custo de R$ 4,169 para cada 100 quilowatts-hora. Chuvas abaixo do padrão histórico e também vazões aos principais afluentes abaixo da média foram determinantes para a cor da bandeira.

“Essa conjuntura demanda elevação do acionamento do parque termelétrico, com consequências diretas sobre o preço da energia”, informou a Aneel.

De acordo com o gerente de operação de campo da CPFL Paulista, Manoel Rizeuto, alguns cuidados no dia-a-dia podem contribuir para que o consumidor economize na conta. Nos dias quentes, por exemplo, o ideal é usar o chuveiro na posição “verão”, o que resulta em um consumo até 30% menor.

Cuidados com ares-condicionados e refrigeradores também devem ser reforçados. “O ar-condicionado e a geladeira tem processo de troca de temperatura parecido. É importante não ficar abrindo constantemente”, orientou Rizeuto.

Publicidade