17 de abril de 2024 Atualizado 21:07

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Coronavírus

Paulínia cria ala isolada para tratar pacientes com sintomas

Unidade conta com um médico clínico, pediatra, equipe de enfermagem e uma enfermaria subdividida para atendimento adulto, pediátrico e de gestantes

Por Leonardo Oliveira

03 de fevereiro de 2020, às 10h28 • Última atualização em 03 de fevereiro de 2020, às 19h18

Com dois casos suspeitos do coronavírus, Paulínia criou neste sábado uma ala separada para os pacientes que tiverem os sintomas da doença em seu Hospital Municipal. A medida, anunciada neste domingo pela prefeitura, se baseia em orientações da OMS (Organização Municipal da Saúde) e faz parte de um plano de contingência para síndromes respiratórias.

Foto: Prefeitura de Paulínia/Divulgação
Ala foi inaugurada neste sábado

A Unidade Respiratória para Pronto Atendimento conta com um médico clínico, pediatra, equipe de enfermagem e uma enfermaria subdividida para atendimento adulto, pediátrico e de gestantes. O local tem recepção, salas de espera, de emergência e de isolamentos.

“Nosso plano foi elaborado para que possamos abordar todos os pacientes com queixas clínicas gripais e rapidamente diagnosticar possíveis casos com história epidemiológica para coronavírus”, comentou o médico Vinicius Moraes Mariano, coordenador do pronto-socorro.

Um comitê gestor foi criado pela administração para tomar as decisões relativas à doença. O homem de 45 anos e a mulher de 30 anos, ambos suspeitos de estarem infectados com o coronavírus, continuam em isolamento domiciliar com quadro de saúde estável.

Comitê

Nesta sexta-feira, o governo do Estado anunciou criação do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública Estadual para desenvolver ações preventivas para o coronavírus e medidas para atendimento de casos suspeitos, além da aquisição de kits para diagnosticar a doença.

Na região, o Hospital das Clínicas da Unicamp, em Campinas, já anunciou um plano para lidar com as suspeitas da doença.

Americana

A Secretaria de Estado da Saúde monitora, desde a última sexta-feira, uma suspeita de coronavírus em Americana. O paciente é uma criança de três anos, do sexo masculino, e que apresenta febre, coriza e dor de garganta e, por ter viagem recente à China, foi classificado como caso suspeito.

O que é

O novo coronavírus é um vírus ligado a um surto de pneumonia na China. A maioria dos casos está na província de Hubei, onde fica a cidade de Wuhan, epicentro do surto. Os primeiros registros notificados, no final de dezembro, eram de trabalhadores e frequentadores de um mercado de peixes do município.

O vírus pode ficar incubado por duas semanas, período em que os primeiros sintomas levam para aparecer desde a infecção. Os sinais e sintomas clínicos do novo coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias, com febre, tosse e dificuldade para respirar.

Foto: Editoria de arte / O Liberal
O vírus do coronavírus pode ficar incubado por duas semanas

Formas de prevenção

- Evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas.
- Lavar as mãos, especialmente após o contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente.
- Utilizar lenço descartável para higiene nasal.
- Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir.
- Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas.
- Manter os ambientes ventilados.
- Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença.
- Evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.

Publicidade