TCE aponta problemas em três delegacias da região

Ação “surpresa” realizada no final de abril encontrou viaturas quebradas, prédios em situação ruim e poucos funcionários


Uma operação “surpresa” de fiscalização do TCE (Tribunal de Contas do Estado) apontou diversos problemas em três delegacias de polícia da RPT (Região do Polo Têxtil). Os fiscais encontraram viaturas quebradas e obsoletas, prédios sem manutenção e poucos funcionários.

A ação foi realizada no final de abril e vistoriou as delegacias municipais de Nova Odessa e Hortolândia, além do 3º Distrito Policial de Sumaré, no Nova Veneza. Em todo o Estado, o órgão fiscalizou 275 unidades em 225 municípios.

Foto: Divulgação
Piscina do 3º DP de Sumaré apresenta risco de dengue

Em Nova Odessa, os principais apontamentos do relatório de fiscalização foram em relação ao prédio. A sala de espera tem poeira, sujeira em decorrência do estrago dos pés das cadeiras, cortinas danificadas, paredes sujas e rachaduras no teto.

Os fiscais constataram, ainda, goteiras em um banheiro e outras partes da delegacia, além de um amontoado de cadeiras quebradas “entulhadas” no local. Das quatro viaturas disponíveis, uma está quebrada e três com algum problema mecânico ou de manutenção.

A unidade está sem delegado titular. Os plantões são feitos à distância e o delegado responsável por ele é acionado de acordo com a gravidade da ocorrência. Dois servidores estão afastados, um de licença médica e o outro à espera da aposentadoria.

No 3º DP de Sumaré, o TCE encontrou uma sala lotada de materiais apreendidos. O espaço tem paredes mofadas e móveis velhos. A única viatura da delegacia foi cedida por outra unidade.

Segundo o relatório, a manutenção do veículo é feita “por parceiros da delegacia” que não cobram a mão de obra. As peças e o óleo são fornecidos pela Delegacia Seccional de Americana, a qual o distrito é subordinado.

Em Hortolândia, a fiscalização apontou que o prédio está em boas condições gerais, mas ressaltou a falta de viaturas.

A assessoria da SSP (Secretaria estadual de Segurança Pública) informou que não teve acesso ao relatório.

“Técnicos do Departamento de Administração e Planejamento da instituição estão atualizando os projetos já existentes e realizando vistorias técnicas nos distritos policiais para apontar as melhorias necessárias. Quando a Polícia Civil receber o relatório do TCE, avaliará o conteúdo para eventuais providências”.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora