Região
Onda de calor pode levar temperatura a 40°C em Americana e região
Segundo o CPTEC, há possibilidade de que as altas temperaturas continuem até 15 ou 16 de novembro
Por Gabriel Pitor
10 de novembro de 2023, às 08h34 • Última atualização em 10 de novembro de 2023, às 09h35
Link da matéria: https://liberal.com.br/cidades/regiao/onda-de-calor-atinge-regiao-e-temperatura-maxima-pode-chegar-a-40c-2059869/
A Defesa Civil emitiu um alerta, nesta quinta-feira (9), quanto a uma onda de calor que deverá atingir o Estado de São Paulo entre este sábado (11) e a próxima segunda-feira (13).
A previsão do CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), é de que as temperaturas chegarão a 40°C em Americana e região, portanto 5°C acima da média de máximas registrada em novembro.
Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp
A onda de calor pode ser explicada por um bloqueio atmosférico que impede que frentes frias cheguem ao Estado. A massa de ar quente deverá se intensificar, elevando as temperaturas e aumentando a sensação térmica.
“A gente tem uma frente fria que está avançando ali pelo litoral do Sul do País e ela vai se aproximar do Estado de São Paulo, mas quando chegar, vai seguir para leste, ao Oceano Atlântico. A massa de ar quente, que tem permanecido no Estado, deve se intensificar”, explicou Bruno Bainy, meteorologista do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura).
Há possibilidade de que o calor continue até 15 ou 16 de novembro, mas como são projeções de longo prazo podem mudar ao longo dos dias.
Ainda segundo Bruno, não é possível afirmar que essa onda será mais intensa em relação à constatada em setembro, quando os termômetros chegaram a registrar 41°C.
Faça parte do Club Class, um clube de vantagens exclusivo para os assinantes. Confira nossos parceiros!
Tempo quente exige cuidados
O aumento da temperatura, aliado à baixa umidade relativa do ar, demandam cuidados quanto à hidratação e à exposição ao sol.
A recomendação do Cepagri é que as pessoas bebam água regularmente e evitem atividades físicas das 10 às 16 horas.
Nos casos de crianças, idosos e pessoas com comorbidades, a atenção deve ser redobrada. Também é importante monitorar a temperatura da água de animais domésticos, bem como oferecer alimentos gelados ou colocar as refeições em horários mais amenos.