28 de março de 2024 Atualizado 20:58

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Plano São Paulo

Ocupação de leitos de UTIs para coronavírus deixa região em alerta

Taxa de ocupação do Departamento Regional de Saúde de Campinas está em 79,6%, nível considerado crítico para leitos intensivos e próximo do colapso

Por Marina Zanaki

02 de julho de 2020, às 08h40 • Última atualização em 02 de julho de 2020, às 08h43

A taxa de ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) exclusivos para o novo coronavírus (Covid-19) está em 79,6% no Departamento Regional de Saúde de Campinas – do qual a RPT (Região do Polo Têxtil) faz parte. Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi alertou que o percentual coloca a região em alerta.

“A região de Campinas já tinha aumento na taxa de ocupação da cidade sede, agora tem um aumento também nas outras cidades. Os municípios da Região Metropolitana de Campinas devem ter cada vez mais cautela e cuidados nesse momento que nós passamos”, alertou o secretário durante coletiva nesta quarta.

Uma taxa de ocupação a partir de 80% em leitos de UTI é considerada crítica e próximo do colapso. Esse percentual de ocupação de leitos intensivos é o critério técnico para que a região recue de fase no Plano São Paulo.

Vinholi disse ao LIBERAL em junho que a região só não havia sido reclassificada e continuava na fase 2 pois ainda não havia alcançado o percentual de 80% de ocupação de UTIs.

Isso só não havia acontecido na ocasião pois o Estado havia enviado mais respiradores à região. A cidade de Campinas endureceu as restrições ao funcionamento do comércio no final de junho. A medida foi adotada após recomendação do Centro de Contingência Covid-19 do Estado.

Em Americana, a taxa de ocupação de leitos com respirador exclusivos para coronavírus está em 72% – incluindo rede pública e privada.

Podcast Além da Capa
Os eleitores brasileiros ainda não sabem em que data irão às urnas neste ano para escolher novos prefeitos e vereadores. Diante dessa indefinição, como se comportam as campanhas em Americana e região nesse momento? Afinal, considerando a data originalmente prevista (4 de outubro), faltam menos de 100 dias para as eleições. Nesse episódio, o editor Bruno Moreira recebe o repórter André Rossi e editor-executivo e chefe de reportagem do LIBERAL, João Colosalle, para discutir o cenário regional.

Publicidade