07 de setembro de 2024 Atualizado 00:33

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

ELEIÇÕES 2024

Número de candidatos na disputa para prefeito na região diminui de 32 para 19

Segundo cientista político, diminuição leva cenário eleitoral para normalidade, já que em 2020 número foi maior que o comum; veja quem são

Por Gabriel Pitor e Cristiani Azanha

06 de agosto de 2024, às 08h00 • Última atualização em 06 de agosto de 2024, às 08h17

Candidatos à Prefeitura de Americana somam quase R$ 14 milhões em patrimônio - Foto: Leonardo Matos/Liberal

A quantidade de candidatos a prefeito na RPT (Região do Polo Têxtil), em Americana, Santa Bárbara d’Oeste, Nova Odessa, Sumaré e Hortolândia, caiu de 32 nas eleições de 2020 para 19 neste ano, após o término das convenções partidárias, nesta segunda-feira (5). O levantamento foi realizado pelo LIBERAL junto às legendas e diretórios municipais.

Americana foi a cidade que teve a maior queda: de nove para três. No pleito passado, Chico Sardelli, então do PV, foi o vencedor. Depois vieram, na ordem: Maria Giovana Fortunato, Rafael Macris, Thalita De Nadai, Major Crivelari, Kim, Delegado Alfredo Ondas, Lurdinha Ginetti e Adriano de Oliveira.

Já em 2024, com votação agendada para 6 de outubro, a cidade só terá Chico Sardelli (PL), Maria Giovana Fortunato (PDT) e Ricardo Pascote (União Brasil). As três chapas conseguiram juntar, em suas coligações, várias legendas.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

Outra cidade que teve uma diminuição expressiva de candidatos foi Hortolândia: de oito para três.

O atual prefeito Zezé Gomes (Republicanos) conseguiu reunir muitas siglas e terá de enfrentar, na chapa liderada por Antonio Meira (União Brasil), o postulante a vice Agnaldo Perugini (MDB), irmão de Angelo Perugini, de quem foi vice do Executivo hortolandense até abril de 2021, quando Angelo faleceu por complicações da Covid-19. Dr. George Burlandy (PL) é o terceiro candidato.

Nova Odessa saiu de sete, contando Dr. Nivaldo, para três candidatos. A corrida pela principal cadeira da prefeitura terá as participações das duas principais forças políticas da cidade no momento: Leitinho (PSD) e Benjamin Bill Vieira (PL). Juçara Rosolen (Novo) aparece como a terceira via.

Siga o LIBERAL no Instagram e fique por dentro do noticiário de Americana e região!

Normalidade

De acordo com o pesquisador de doutorado em ciência política da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Otávio Catelano, a diminuição leva o cenário eleitoral para a normalidade, já que em 2020 foi visto um número de candidatos acima do comum.

“Quando não tem segundo turno, o incentivo é de que os candidatos se juntem logo no primeiro. Enquanto nas cidades que têm segundo turno, todo mundo quer testar a sua força no primeiro, lançar a sua chapa no Legislativo e depois faz a união.”

“Em 2020, a gente teve um período de crise, pandemia, e isso abre possibilidades para que os candidatos entendam que têm uma oportunidade”, completou.

Faça parte do Club Class, um clube de vantagens exclusivo para os assinantes. Confira nossos parceiros!

Maior número

O apontamento do cientista político vai ao encontro do que aconteceu em Sumaré, o único município da RPT com possibilidade de segundo turno e que terá o maior número de candidatos na região. Foi a única cidade verificar um aumento em relação ao pleito de 2020: de quatro para seis.

Por fim, o cenário mais estável da política local pode ser visto em Santa Bárbara, onde a quantidade de candidatos foi mantida: quatro.

Os grupos políticos tiveram pequenas mudanças, como o “racha” de Dr. José com o PSD – que lançou chapa pura, liderada por Eliel Miranda -, a migração de Rafael Piovezan do PV para o PL e o reaparecimento da esquerda, com Luis Larguesa (PT).

Quem são?

O LIBERAL fez nesta segunda-feira um levantamento junto às legendas e diretórios municipais e traz todos os candidatos a prefeito das cinco cidades da RPT (Região do Polo Têxtil)

Publicidade