Novotec Integrado disponibiliza 5 mil vagas gratuitas

Pais devem demonstrar interesse para que o governo estadual leve o programa até uma escola do município no ano que vem


O Governo do Estado de São Paulo lançou o programa Novotec Integrado, com as primeiras turmas em 2020 e que vai juntar um ensino técnico profissionalizante aos três anos de ensino médio. Serão ofertadas vagas para Desenvolvimento de Sistemas, Informática para Internet (Programação Web), Administração, Recursos Humanos, Marketing, Contabilidade e Logística. Os alunos devem receber o certificado de conclusão do ensino médio com habilitação técnica.

Foto: Divulgação
Programa Novotec acrescenta os ensinamentos técnicos ao ensino médio comum

Para que haja a oferta do Novotec em determinada cidade, segundo o governo, é preciso que pais de alunos do 9º ano da rede municipal ou estadual manifestem interesse para o próximo ano letivo até o dia 23 de setembro.

É necessário que haja ao menos 40 inscrições, número mínimo de alunos para uma turma, para que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico leve o programa a uma escola estadual do município em questão. Pedidos de escolas para aderir ao programa também reforçam a iniciativa.

Pais de alunos que estudam em escolas particulares devem manifestar interesse entre 1º e 31 de outubro. O Novotec não substitui o ensino médio comum, apenas acrescenta os cursos profissionalizantes à grade curricular. Dessa forma, a turma cursa o ensino médio comum e faz o técnico em horários extras.

A intenção é de que a secretaria anuncie quais cidades receberão o programa até o mês de novembro, quando será confirmada a matrícula com os alunos. Os estudantes mais próximos das escolas serão priorizados e não haverá vestibulinho como forma de seleção. Os pais e a escola podem manifestar interesse pelo aplicativo Minha Escola, disponível para Android e IOS ou por meio da Secretaria Escolar Digital.

*Estagiária Maíra Torres, sob supervisão de Guilherme Magnin.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora