18 de abril de 2024 Atualizado 19:22

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Crimes Violentos

Nova Odessa e Santa Bárbara estão entre as dez com menor exposição à violência

Instituto Sou da Paz analisou indicadores criminais e criou um ranking de cidades

Por Leonardo Oliveira

19 de agosto de 2020, às 08h07 • Última atualização em 19 de agosto de 2020, às 08h10

Nova Odessa e Santa Bárbara d’Oeste aparecem entre as dez cidades do Estado com menor exposição a violência no Índice de Exposição a Crimes Violentos (IECV) lançado nesta segunda-feira pelo Instituto Sou da Paz. Os dados são do primeiro semestre deste ano.

O estudo classificou Nova Odessa como a terceira cidade mais segura entre 139 no Estado. Já Santa Bárbara d’Oeste aparece na sexta posição – foram analisados os municípios de São Paulo com mais de 50 mil habitantes.

As cidades são classificadas no ranking através da média ponderada entre os crimes letais (homicídio e latrocínio), contra a dignidade sexual (estupro) e contra o patrimônio (roubo – outros, roubo de veículo e roubo de carga, com base em dados da SSP (Secretaria de Segurança Pública de São Paulo).

Os crimes letais têm peso de 40% na construção da média, enquanto os outros dois carregam peso de 30% cada. Após o cálculo, chega-se ao IECV Geral. Quanto menor ele for, menor é a exposição da cidade a crimes violentos.

Nova Odessa registrou índice de 1,20 – somente São José do Rio Pardo e Matão possuem marcas melhores em todo o Estado. Já Santa Bárbara d’Oeste teve IECV Geral de 1,50 e aparece em sexto no ranking.

“Acho que elas estão em uma posição bastante interessante. Se a gente for olhar a série histórica delas, não é uma coisa que se vislumbrou em 2020. Elas vem apresentando ao longo do tempo um IECV relativamente baixo.”, afirmou o coordenador de projetos do Instituto Sou da Paz, Leonardo de Carvalho.

Para o diretor da Guarda Municipal de Nova Odessa, Nilton Cesar Alves, a classificação da cidade é reflexo do investimento municipal. “Contratação de novos guardas, que melhorou nossa segurança na rua, também foram comprados novos armamentos. O videomonitoramento nosso é um sistema que consegue localizar veículo, identificar pessoas, então são vários itens que favorecem”, destaca.

Além de figurar entre as principais do Estado, Nova Odessa ainda conseguiu uma redução do índice na comparação com o primeiro semestre do ano passado, quando o IECV foi de 2,60. A queda foi puxada, principalmente nos crimes contra a dignidade sexual.

De janeiro a junho de 2019, foram registrados nove casos de estupro em Nova Odessa, número que caiu para três no primeiro semestre desse ano. Para o coordenador do Instituto Sou da Paz, no entanto, a melhora nesse caso específico pode ter a ver com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

“A gente fica bastante preocupado. Um dado que, a priori, é para se comemorar, nessa situação de pandemia acaba gerando mais preocupação, porque na verdade o que pode estar havendo é uma maior dificuldade das vítimas em procurar as autoridades”, comentou.

Santa Bárbara d’Oeste teve uma redução, principalmente, dos crimes contra o patrimônio. Foram 211 roubos/outros no primeiro semestre de 2019 – neste ano, foram 160.

Ao LIBERAL, o comandante da 2ª Companhia de Polícia Militar de Santa Bárbara d’Oeste, o Capitão Renan Alcântara dos Santos, atribuiu a queda a “ausência de vaidades e disputas” entre as forças de segurança da cidade e as “inúmeras” prisões de criminosos realizadas.

“O que notamos é que, com a liberação de policiais que até então faziam escolta de presos, rondas exclusivas em escolas e aulas de Proerd, com o fechamento momentâneo de escolas e fóruns, tal efetivo foi remanejado para a atividade de policiamento preventivo, aumentando assim o número de patrulhas nas ruas.”, afirmou.

Entre as demais cidades da RPT (Região do Polo Têxtil), Americana aparece em 52° no ranking, com IECV Geral de 2,89; Hortolândia é a 73ª, com 3,52; enquanto Sumaré está em 75°, com índice de 3,55.

Publicidade