20 de abril de 2024 Atualizado 11:06

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Habilitação

Nova Odessa é a única da região a ter renovação de CNH online

Ainda sem previsão para que outras cidades recebam o serviço, novidade não exige que motorista compareça ao Detran

Por Da redação

28 de junho de 2019, às 13h36 • Última atualização em 28 de junho de 2019, às 13h41

Entre as cidades da RPT (Região do Polo Têxtil), Nova Odessa é a única em que os cidadãos podem renovar a habilitação sem precisar comparecer aos postos do Detran (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo).

O serviço é conhecido como renovação simplificada e reaproveita os dados da última coleta biométrica do motorista para emitir automaticamente a CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Foto: Alexandre Moreira / A2IMG
Motoristas podem renovar a habilitação sem precisar comparecer aos postos do Detran

Quem pode realizar o processo online são condutores com CNH A (moto), B (automóvel), e A/B, que estejam com a carteira vencida ou a vencer em 30 dias, com foto e em situação regular (não estar suspensa ou cassada).

Para receber o documento em casa, é preciso agendar os exames médico e psicotécnico pelo portal do Detran, comparecer à clínica e pagar a taxa de envio e emissão pelos correios, sendo que o valor total é de R$ 54,77.

Caso seja necessário alterar informações como nome de casado, endereço, entre outros, realizar nova coleta biométrica ou mesmo se o sistema identificar algum erro no procedimento, o motorista vai precisar realizar o processo presencialmente.

De acordo com o Detran-SP, ainda não há previsão para que as unidades de Americana, Hortolândia, Sumaré e Santa Bárbara d’Oeste implantem o serviço, já que não há um cronograma para expandir a novidade. Até o momento, 85 cidades do Estado de São Paulo já contam com a renovação simplificada e a intenção é de que todas contem com a renovação online.

* Estagiária Maíra Torres, sob supervisão de Talita Bristotti.

Publicidade