Nova Odessa disponibiliza últimas doses da vacina contra gripe

Segundo a administração, são 16 frascos disponíveis para a população, que totalizam 160 doses do imunizante


A Prefeitura de Nova Odessa informou, nesta segunda-feira (10), que disponibilizou as últimas doses da vacina contra a gripe paras a população. Segundo a administração, são 16 frascos que totalizam 160 doses do imunizante.

Desde o dia 3 de junho, segunda-feira passada, as vacinas foram disponibilizadas para toda a população. Antes, as doses eram aplicadas somente para os grupos considerados prioritários, que eram aqueles que têm maior probabilidade de sofrerem complicações ao contrair a doença.

Em Americana, a Vigilância Epidemiológica distribuiu nesta segunda-feira para as unidades as últimas quatro mil doses da vacina. “A expectativa é de que até a próxima quarta-feira o município ainda terá o imunizante”, explicou a prefeitura.

As secretarias de Saúde de Hortolândia e de Santa Bárbara d’Oeste não informaram quantas doses ainda restam para ser aplicadas na população. Hortolândia já vacinou 65.640 pessoas, enquanto Santa Bárbara, até a última quinta-feira (6), imunizou 39.089 pessoas.

Sumaré também não especificou a quantidade de vacinas que ainda restam, garantindo que “todas as unidades de saúde seguem abastecidas com a vacina contra a gripe”.

O governo estadual indicou que não haverá envio de mais doses aos municípios.

A vacina leva de 15 a 20 dias para gerar anticorpos no organismo. O imunizante protege por um ano, já que os vírus da gripe estão em constante mutação. As doses aplicadas neste ano tiveram mudanças em duas das três cepas que compõem a vacina – H1N1, H3N2 e Influenza B.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora