28 de março de 2024 Atualizado 13:49

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Sarampo

No Dia D contra sarampo, apenas 11% precisavam de doses

Das 2.575 crianças que procuraram os postos de saúde no último sábado, apenas 302 necessitavam realmente ser vacinadas

Por Marina Zanaki

22 de outubro de 2019, às 09h18 • Última atualização em 22 de outubro de 2019, às 09h20

Das 2.575 crianças que procuraram os postos de saúde da região no Dia D da campanha contra sarampo, no último sábado, apenas 302 precisaram ser vacinadas, o equivalente a 11%.

A cidade com mais doses aplicadas foi Sumaré, que protegeu 202 crianças. Na sequência aparece Americana, que aplicou 59 doses. Santa Bárbara d’Oeste e Nova Odessa imunizaram, respectivamente, 24 e 17 crianças no Dia D. Hortolândia não informou a quantidade de doses aplicadas.

Foto: Marcelo Rocha / O Liberal_19.10.2019
Objetivo é que as crianças até cinco anos tenham recebido duas doses

A campanha prossegue até esta sexta-feira atualizando as carteiras de vacinação com foco em crianças de até cinco anos. Mesmo após esse período, as doses seguem disponíveis nos postos de saúde.

Receba as notícias do LIBERAL pelo WhatsApp

O objetivo da campanha é que todas as crianças com até cinco anos tenham recebido duas doses da vacina. Além disso, a ação prevê que crianças a partir dos seis meses recebam a “dose zero”, que não será contabilizada no calendário.

O vendedor Thiago Bega, de 33 anos, levou a pequena Alice, de cinco anos, até o posto de saúde do Jardim São Paulo, em Americana. Na unidade, descobriu que como a filha já havia recebido as duas doses recomendadas, estava com a imunização em dia e não precisaria receber nenhuma outra vacina. “Vim verificar se precisa realmente tomar, porque está um surto”, disse.

Secretário de Saúde de Nova Odessa, Vanderlei Cocato lembrou que, na dúvida se a criança precisa receber o imunizante, os pais devem comparecer a algum posto.

“É muito importante, indispensável mesmo, que os pais ou responsáveis levem a carteirinha de vacinação das crianças até a unidade básica de saúde para que as equipes possam avaliar caso a caso. Só serão imunizadas aquelas crianças que não tomaram uma ou nenhuma das doses recomendadas pelo Ministério da Saúde”, afirmou o secretário.

Ouça o “Além da Capa”, um podcast do LIBERAL

A RPT (Região do Polo Têxtil) tem 25 casos confirmados de sarampo, todos sem complicações. A primeira fase da campanha focou as crianças, pois são mais suscetíveis a sofrerem complicações de sarampo. A próxima etapa, que começa no dia 18, vai focar nas pessoas que tem entre 20 e 29 anos.

Publicidade