No 1º dia, 16,7% das vacinas são aplicadas em Americana

Procura foi considerada tranquila em Americana, que deve imunizar todos os moradores; Dia D da vacinação contra a febre amarela será neste sábado


No primeiro dia de vacinação ampliada contra febre amarela em Americana, apenas 833 pessoas foram imunizadas nas unidades básicas de saúde do município. O número representa 16,7% das cinco mil doses disponibilizadas pela prefeitura desde esta quarta (14) até sexta-feira (16).

Se a procura se mantiver no mesmo patamar até sexta, seriam aplicadas 2.499 doses, ou metade do que foi colocado à disposição para os três dias. No sábado, Dia D da vacina, serão 35 mil doses oferecidas à população.

Foto: João Carlos Nascimento / O Liberal
Procura por vacinas contra a febre amarela foi baixa em Americana nesta quarta-feira

Por recomendação do Estado, Americana, Santa Bárbara d’Oeste e Nova Odessa ampliaram nesta quarta o esquema de vacinação, com objetivo de imunizar toda a população. As três cidades receberam mais doses. Sumaré e Hortolândia já eram consideradas área de recomendação desde 2017 – quem está nesta lista deve vacinar todos os moradores.

Segundo Simone Maciel, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Americana, a procura ficou dentro do esperado. “Foi o primeiro dia. Tem muitas pessoas que já tomaram a vacina (no passado). Mas o parâmetro mesmo vai ser no sábado, que é um diferenciado”, disse Simone, lembrando que não foram verificadas filas ou tumulto.

Veja onde se vacinar em Americana, Santa Bárbara e Nova Odessa

Em Santa Bárbara, a procura também foi tranquila, segundo a prefeitura, que não informou números. Na cidade, há dez mil doses disponíveis até sábado. Já em Nova Odessa, a prefeitura disse que não houve tumultos, mas também não informou a quantidade de doses aplicadas.

Em Americana, o maior número de vacinas foi aplicado na unidade de saúde do São Vito. Foram 133 doses. No posto da Vila Galo, que unificou a vacinação com a unidade do Jardim São Paulo, foram 125 doses. A menor procura foi na unidade de saúde do Parque Liberdade, onde quatro pessoas foram imunizadas.

Foto: Editoria de Arte / O Liberal
Febre Amarela

Ao todo, 17 unidades estão aplicando a vacina em Americana. É preciso levar comprovante de endereço e idosos também podem ser imunizados. Não podem se vacinar crianças com menos de 9 meses, gestantes, mulheres amamentando crianças de até seis meses e pessoas com doenças que comprometam a resposta do sistema imunológico.

Quem não se lembra se tomou a vacina quando criança, por exemplo, pode tomar outra dose. Segundo Simone, é desnecessário se vacinar duas vezes, mas não há problemas.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora

Receba nossa newsletter!