28 de março de 2024 Atualizado 20:58

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Eleições 2020

Candidatos de 18 a 86 anos disputam vagas nas Câmaras da região

Diferença de idade entre o candidato mais novo e mais idoso na Região do Polo Têxtil chega a 68 anos

Por Heitor Carvalho

04 de outubro de 2020, às 08h11 • Última atualização em 04 de outubro de 2020, às 08h15

Dos 1.891 candidatos ao cargo de vereador que se registraram no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para disputar as 87 vagas nas câmaras das cinco cidades da RPT (Região do Polo Têxtil), a mais jovem tem 18 anos e o mais idoso, 86, uma diferença de quase sete décadas de vida.

Ernesto Piconi, o mais idoso da região, disputa em Nova Odessa – Foto: Marcelo Rocha – O Liberal.JPG

O octogenário Ernesto Piconi (MDB), de Nova Odessa, tenta participar da vida pública do município pela segunda vez. “Você não pode ficar parado, tem que manter a memória funcionando”, comenta. Caso seja eleito, afirma que pretende dar atenção à saúde e ao abastecimento de água.

Ele nasceu em 23 de abril de 1934 no município, mora no Jardim Bela Vista e criou os três filhos na cidade, onde tem orgulho de morar. “Eu já fiz muita coisa por Nova Odessa. Administrei a merenda escolar por 20 anos. Hoje em dia, apesar da minha idade, ainda arrecado alimento para os vicentinos”, afirma.

Piconi estudou até a quarta série e trabalhou em marcenarias por 12 anos, área que considera sua profissão principal, mas explica que já exerceu várias outras funções ao longo da vida.

“Eu trabalho desde os 8 anos. Fui vendedor de fruta e pastel no ramal ferroviário de Piracicaba. Depois trabalhei como operador de cinema por 22 anos. Com quarto ano primário, consegui dar uma casa para todos os meus filhos”, conta.

Iselda Cechino é a mais idosa concorrendo em Americana – Foto: Marcelo Rocha – O Liberal.JPG

Em Americana, Iselda Cechino (PL), de 84 anos, é a candidata mais idosa a concorrer a uma vaga na câmara da cidade. De família tradicional da cidade, ela mora no Jardim Girassol e diz ter uma ligação profunda com a vocação têxtil do município.

Mãe de seis filhos, Iselda é uma política veterana – exerceu seu primeiro mandato como vereadora nos anos 1980. Ela preside o Vocam (Voluntariado Combate Câncer de Americana) há 56 anos e afirma que, caso seja eleita, pretende trabalhar por toda a cidade e focar, principalmente, na área de saúde e mobilidade urbana.

Priscila Nunes, de Sumaré, é a candidata mais nova na RPT – Foto: Marcelo Rocha – O Liberal.JPG

MAIS JOVEM. A idade de Piconi e Cechino contrasta com a de Priscila Nunes (Cidadania), de 18 anos, a candidata mais jovem da RPT. Ela, que é a única com essa idade entre os concorrentes, mora no Jardim Nova Esperança, em Sumaré, e tem planos para tornar a cidade mais acessível. A jovem também sonha com uma câmara municipal mais feminina.

Priscila sofreu um acidente de carro ainda bebê e ficou paraplégica desde então. Ela relata que as várias e imensas dificuldades de locomoção que enfrenta por conta de suas limitações motoras foram cruciais em sua vontade de entrar para a política.

“No nosso município a acessibilidade é precária. Não existem rampas de acesso em estabelecimentos comerciais e também nunca pude trabalhar longe de casa porque os elevadores hidráulicos dos ônibus não funcionam. Comecei a questionar se todos os deficientes passam por isso”, disse.

Essa não vai ser a primeira experiência de Priscila na política. Em 2019, ela participou do projeto “Parlamento Jovem” da Câmara de Sumaré, quando apresentou uma proposta que envolvia a acessibilidade nos ônibus da cidade.

“Foi aprovada, mas nenhum dos ônibus a cumpriu. Gostaria de entrar em um acordo com os responsáveis e enfatizar a multa que pode ser aplicada”, afirma.

Perfil etário dos candidatos da região

FAIXA ETÁRIACANDIDATOS
18 a 20 anos7
21 a 29 anos104
30 a 39 anos386
40 a 49 anos618
50 a 59 anos570
60 a 69 anos214
70 a 79 anos38
80 a 89 anos4

Publicidade