25 de abril de 2024 Atualizado 12:42

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Região

Na região, 17,4 mil alunos fazem Enem neste domingo

Primeiro dia de provas abordará Linguagens, Códigos, Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da redação

Por Heitor Carvalho

15 de janeiro de 2021, às 12h30 • Última atualização em 15 de janeiro de 2021, às 15h18

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2020 terá sua primeira prova realizada neste domingo (17). A realização da prova colocará cerca de 5,7 milhões de candidatos em circulação em todo o país, enquanto que na RPT (Região do Polo Têxtil) 17.426 estudantes vão realizar o exame.

Hortolândia é o município com mais inscritos (4.984) na versão impressa da prova, seguido por Sumaré (4.789), Americana (4.247), Santa Bárbara d’Oeste (2.343) e Nova Odessa (1.063).

Em relação aos estados, São Paulo é o que tem o maior número de inscritos (910.482), seguido por Minas Gerais (577.227) e Bahia (446.978). Os estados com menor número de inscritos são Roraima (16.897), Acre (41.841) e Amapá (47.279).

Disciplinas, locais de prova e horários

No primeiro dia de prova, os participantes farão a Redação e responderão a questões de Linguagens e Ciências Humanas. No segundo dia de provas, em 24 de janeiro, é a vez de Matemática e Ciências da Natureza. Cada disciplina possui 45 questões.

O Inep não divulga informações regionais sobre os locais de aplicação do exame por “questões de segurança”. No entanto, em todo o país, a estimativa é que a aplicação seja feita em 205 mil salas, distribuídas por 14 mil pontos de aplicação. A consulta aos locais pode ser feita também pelo aplicativo oficial do Enem para Android e iOS.

Neste ano, por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), os portões serão abertos mais cedo, às 11h30 (horário de Brasília), para que o participante tenha até 1 hora e 30 minutos para acessar o local de prova e, assim, evitar aglomerações.

Outra novidade nesse ano será a aplicação de uma versão digital da prova nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro, algo inédito na história do exame. Cerca de 96 mil participantes irão fazer o Enem digital, sendo 28.625 apenas no estado de São Paulo.

Protocolos de biossegurança

Por conta da pandemia, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) exigirá o uso de máscaras de proteção facial durante toda a aplicação.

O participante que não utilizar ou se recusar, sem justificativa, a usar máscara cobrindo totalmente o nariz e a boca, da entrada até a saída do local de provas, será eliminado do exame.

Apenas será permitida a retirada da máscara para alimentação ou ingestão de líquidos e o estudante poderá levar mais de uma máscara para troca ao longo do dia.

Recipientes de álcool ficarão disponíveis nos locais de prova, sendo que a higienização das mãos com álcool em gel, próprio ou fornecido pelo Inep, será obrigatória antes da entrada na sala.

A ida ao banheiro será permitida desde que seja respeitada a distância prevista nos protocolos. A revista eletrônica nos locais de provas, com detector de metais, também respeitará os protocolos de prevenção.

No dia da prova, a única caneta aceita para preencher o cartão-resposta é a esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente. Qualquer outro tipo deverá ser guardado dentro da embalagem porta-objetos fornecida pelo aplicador.

Documentos

É obrigatório apresentar via original de documento oficial de identificação com foto expedidos por instituições como secretarias de Segurança Pública, polícias Militar e Federal ou pelas Forças Armadas. Também será aceita a identidade expedida pelo Ministério da Justiça, no caso de estrangeiros.

Passaportes e CNHs (Carteira Nacional de Habilitação) também podem ser usados como documento de identificação, assim como a Carteira de Trabalho e Previdência Social (impressa e expedida após 27 de janeiro de 1997).

O Inep também recomenda a apresentação do Cartão de Confirmação de Inscrição nos dias de aplicação, apesar disso não ser uma obrigatoriedade. O documento está disponível na Página do Participante.

Publicidade