24 de abril de 2024 Atualizado 17:50

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

EMTU

Motoristas do Bus+ são treinados para atender pessoas com mobilidade reduzida

Objetivo do Consórcio Bus+, que gere as linhas da RMC, é que os condutores entendam as dificuldades enfrentadas pelos passageiros

Por Leonardo Oliveira

04 de novembro de 2019, às 09h04 • Última atualização em 04 de novembro de 2019, às 09h06

Os motoristas da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) estão passando por treinamentos com foco no atendimento a passageiros com mobilidade reduzida, como idosos, gestantes ou deficientes visuais.

A expectativa é que todos os motoristas do Consórcio Bus+, que opera as linhas na RMC (Região Metropolitana de Campinas), recebam o treinamento até fevereiro do próximo ano.

Foto: Consórcio Bus+/Divulgação
Motoristas simulam dificuldades enfrentadas por passageiros

As atividades, promovidas pelo Consórcio, tiveram início na semana passada, em Valinhos. Os cerca de 750 profissionais serão divididos em grupos de 14 pessoas para participarem das atividades.

O treinamento conta com barriga falsa de gestante, pesos para os pés para simular o idoso com dificuldade de locomoção, óculos de EPI com riscos para simular uma catarata para quem os usa, além de muletas e tampões para os olhos.

Durante as aulas, os motoristas ficam no lugar dos passageiros e dão uma volta de ônibus em pé para entenderem a rotina de pessoas com dificuldade em locomoção quando o motorista realiza uma curva mais fechada ou dá uma freada brusca.

Os motoristas são orientados sobre como deve ser o embarque e desembarque de cadeirantes e também sobre as normas e procedimentos do Consórcio Bus+.

O treinamento é coordenado pela gerente corportativa de RH do Grupo Belarmino, Eliana Vilches, sendo ministrado pelos instrutores, que passam as regras de dirigibilidade e as normas de segurança aos motoristas, e mais três psicólogas especializadas em gestão de pessoas.

Publicidade