28 de março de 2024 Atualizado 20:58

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Limeira

Monsenhor Gustavo Mantovani morre aos 91 anos

Padre Emérito da Diocese de Limeira e que colaborou para sua formação, Matovani faleceu na tarde desta terça-feira

Por Marina Zanaki

18 de junho de 2019, às 15h28 • Última atualização em 18 de junho de 2019, às 15h55

Foto: Divulgação
Monsenhor Gustavo Mantovani faleceu aos 91 anos

Morreu na tarde desta terça-feira (18), aos 91 anos, o Monsenhor Gustavo Mantovani. Ele colaborou na formação da Diocese de Limeira e havia sido ordenado padre emérito. Sua chegada a Limeira foi em 1960, mesmo ano da criação da Paróquia São Benedito, onde permaneceu até seu falecimento. Ainda não há informações sobre a causa da sua morte. O velório será realizado a partir das 20h30, na Paróquia São Benedito.

De acordo com a assessoria de imprensa da Diocese de Limeira, ele trabalhou como Chanceler do Bispado de 1976 a 2009, ano em que se tornou padre emérito. O Monsenhor exerceu suas atividades até 2016, quando afastou-se. Ele atuou por 66 anos junto à Igreja Católica, tendo realizado casamentos e batizados de milhares de pessoas.

De acordo com a assessoria de imprensa da Diocese de Limeira, Mantovani foi ordenado presbítero em 7 de dezembro de 1952, na Catedral Metropolitana de Campinas. Ele foi responsável por trazer para Limeira o projeto Encontro de Casais com Cristo, e acompanhou o movimento das Equipes de Nossa Senhora.

Ainda de acordo com a Diocese, Monsenhor “realizou trabalhos midiáticos, escrevendo para os jornais da cidade e gravando programas de rádio e tv; colaborou na formação da Diocese de Limeira, ao lado do Monsenhor Otávio Dorigon, do Pe. Arlindo De Gaspari e do Pe. Sebastião Vasconcelos, além de um incansável trabalho social ao lado dos fiéis da sua comunidade, com destaque para a construção do asilo Recanto dos Idosos Nossa Senhora do Rosário, na década de 1990. Também foi o fundador do Gasparzinho e do Colégio São Benedito, projetos educacionais pelos quais ele também nutriu imenso carinho”.

Natural do município de Descalvado (SP), Monsenhor Gustavo Mantovani deixa quatro irmãos. Seu irmão mais velho, Epaminondas, faleceu recentemente.

VELÓRIO

De acordo com a Diocese, o corpo deve chegar à Paróquia às 20h30 desta terça-feira. Às 16h de quarta-feira (19), o velório será fechado ao público para que haja um período reservado para a família. O corpo sairá em cortejo e será sepultado no Cemitério Saudades, em Limeira.

Durante o velório, serão realizadas diversas missas. Nesta terça-feira, haverá celebrações às 21h30 e à meia-noite. Na quarta-feira, as missas estão marcadas para 6h, 9h, 12h e 14h30.

Publicidade