18 de abril de 2024 Atualizado 22:58

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Covid-19

Modelo urbano pode favorecer a disseminação do coronavírus

Segundo professora de Arquitetura e Urbanismo da Unicamp, cidades que possuem apenas um grande centro comerciai podem ter contaminação acelerada

Por Danilo Reenlsober

10 de abril de 2020, às 13h06 • Última atualização em 10 de abril de 2020, às 14h06

O modelo urbanístico atual, em que existe apenas um grande centro comercial cercado por áreas residenciais, visto em muitas cidades da RPT (Região do Polo Têxtil) e do Brasil, pode favorecer a disseminação do novo coronavírus (Covid-19).

De acordo com Gabriela Celani, professora titular de Arquitetura e Urbanismo da Unicamp, esse modelo faz com que mais pessoas precisem se locomover para essas áreas para ter acesso ao comércio, estudo, trabalho, entre outros.

“Enquanto isso, bairros com áreas comerciais mais desenvolvidas, com um comércio local mais forte, fazem com que as pessoas dependam menos do centro da cidade. Isso evita a locomoção de pessoas para os grandes centros e que a contaminação aconteça de bairro para bairro”, explicou, em entrevista ao Liberal No Ar.

O programa foi veiculado pelas rádios do Grupo Liberal de Comunicação, FM Gold (94,7) e VOCÊ (AM 580). Confira a entrevista completa:

{{podcast}}

Segundo a especialista, bairros com áreas mistas e mais diversas trazem ainda mais benefícios. “Isso não ajuda só a diminuir a disseminação do vírus, mas também a diminuir o trânsito, a poluição e até doenças relacionadas ao sedentarismo, já que cada vez mais pessoas precisam pegar o carro para se locomover”, disse.

Publicidade