29 de março de 2024 Atualizado 08:20

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Em maio

Mesmo com a quarentena, número de acidentes na região cresce 27%

Aumento registrado no mês passado contrasta com a redução que havia ocorrido em abril, quando houve queda de 29% nos números de acidente na região

Por Rodrigo Alonso

24 de junho de 2020, às 08h54 • Última atualização em 24 de junho de 2020, às 19h34

Apesar da quarentena, o número de acidentes de trânsito subiu 27% de abril para maio na RPT (Região do Polo Têxtil). A região registrou 200 ocorrências em abril e 254 no mês passado, segundo a plataforma de estatísticas sobre trânsito Infosiga SP, mantida pelo governo estadual. Os dados de maio entraram no sistema na última sexta-feira.

O aumento registrado no mês passado contrasta com a redução que havia ocorrido em abril. A diminuição foi de 29% em comparação a março, quando a RPT contabilizou 282 acidentes.

Av. Alfredo Contatto, em Santa Bárbara: cidade manteve números – Foto: Marcelo Rocha / O Liberal_20.5.2020

Para o especialista em trânsito Creso de Franco Peixoto, devido à menor circulação de automóveis, cenário causado pela quarentena, os motoristas tinham mais liberdade nas vias públicas.

Ele aponta que num primeiro momento, provavelmente, os condutores ainda dirigiam como se o trânsito estivesse normal, porque não estavam acostumados com a queda do movimento e temiam uma eventual fiscalização.

Com o tempo, porém, a tendência era que os motoristas aproveitassem o fato de haver menos veículos nas vias e começassem a acelerar mais, de acordo com Creso, professor do Departamento de Infraestrutura da Faculdade de Engenharia Civil da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

“Ficou claro que tinha uma via um pouquinho mais livre pela frente, aparentemente talvez menos fiscalização. E aí mais acidentes. Isso não quer dizer que não teve fiscalização, mas a percepção da fiscalização pode ter sido bem menor”, diz.

Dos cinco municípios da RPT, Hortolândia é o que teve maior aumento percentual entre abril e maio: 71%. Também houve alta de 37% em Americana, 30% em Nova Odessa e 18% em Sumaré. Em Santa Bárbara, o número se manteve igual, com 55 acidentes em cada um dos meses.

Podcast Além da Capa
O mais festejado dos cinco títulos mundiais da seleção brasileira? A resposta é subjetiva, mas a conquista da Copa do Mundo de 1970, no México, completa 50 anos sem ter ameaçado seu lugar no Olimpo do futebol. O ambiente de Americana naqueles dias de junho pauta essa edição do Além da Capa. O editor Bruno Moreira conversa com o repórter Rodrigo Alonso, além de contar com a contribuição de convidados.

Publicidade