19 de abril de 2024 Atualizado 21:38

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Emprego

Mercado de trabalho de Americana tem primeira reação desde o início da pandemia

Setor de serviços foi o destaque em Americana, que teve a criação de 67 vagas de emprego no último mês, aponta o Caged

Por Rodrigo Alonso

29 de julho de 2020, às 08h45

Com destaque para o setor de serviços, Americana abriu 67 postos de trabalho formais em junho. Desde o início da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), esse foi o primeiro mês em que o número de trabalhadores aumentou.

Os dados de junho do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) foram divulgados pelo Ministério da Economia nesta terça-feira.

No mês passado, a cidade teve 1.884 admissões e 1.817 demissões. O setor com maior saldo positivo é o de serviços, com 378 novas vagas.

Classimais: clique aqui e confira as vagas anunciadas no classificado do LIBERAL.

Segundo a vice-coordenadora do Departamento de Empresas Prestadoras de Serviços da Acia (Associação Comercial e Industrial de Americana), Elza Cassitas Sferra, determinadas empresas retomaram os investimentos após a flexibilização da quarentena. Esse afrouxamento começou em 1º de junho.

“As empresas que tinham um bom fluxo de caixa, tinham seu planejamento, estão conseguindo superar essa fase de readaptação e, com isso, reorganizando as contratações”, diz.

O Pronampe (Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte), de acordo com Elza, surge como um incentivo para esses empresários.

Ela apontou, por exemplo, que serviços relacionados à tecnologia da informação ganharam destaque nesse período, em virtude das necessidades criadas pela pandemia, que tem feito as empresas se readaptarem.

Essa readequação também dá espaço para outros tipos de serviço. “Para exemplificar: vou reabrir meu restaurante. Eu preciso redimensionar, eu preciso readaptar meu espaço. Então, muitos prestadores de serviço vão fazer esses serviços”, afirma a vice-coordenadora.

Na RPT (Região do Polo Têxtil), houve a abertura de 225 vagas em junho, com 5.394 admissões e 5.169 demissões. Além de Americana, mais duas cidades da região registraram alta: Hortolândia, com seis novos postos de trabalho, e Sumaré, com 314.

Os outros dois municípios tiveram perda: Nova Odessa, com 134 trabalhadores formais a menos, e Santa Bárbara d’Oeste, com 28. No acumulado do primeiro semestre, a RPT segue com saldo negativo, agora de 7.284.

No Brasil, 10.984 vagas foram fechadas em junho. E, no acumulado do semestre, o País perdeu 1.198.363 postos. A Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, órgão ligado ao governo federal, acredita que os números do mês passado representam uma reação.

Podcast Além da Capa
O contexto da DRS (Diretoria Regional de Saúde) de Campinas definiu o avanço de todos os seus municípios à fase laranja do Plano São Paulo, conforme anúncio do Estado feito nesta sexta-feira (24). Entretanto, quais são as particularidades que dão o contexto de Americana, em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), neste momento? Nesse episódio, o editor Bruno Moreira conversa com os repórteres George Aravanis e Rodrigo Alonso sobre tal cenário.

Publicidade