24 de abril de 2024 Atualizado 19:16

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Tirada do contexto

Matéria que viralizou sobre fechamento do comércio de Americana e Santa Bárbara é de março

Reportagem do LIBERAL voltou a circular no Facebook e cria uma falsa ideia de que é uma medida nova; região segue com comércio não essencial aberto

Por Leonardo Oliveira

22 de junho de 2020, às 10h01 • Última atualização em 22 de junho de 2020, às 19h28

Uma reportagem do LIBERAL publicada em 21 de março sobre o fechamento do comércio nas cidades de Americana e Santa Bárbara d’Oeste viralizou nas redes sociais neste fim de semana.

Atualmente, o comércio não essencial dessas duas cidades está funcionando, seguindo as regras da fase laranja do Plano São Paulo, elaborado pelo governo paulista para retomada econômica. Nesta etapa as lojas, escritórios, shoppings e imobiliárias podem abrir, com restrições.

A circulação da reportagem no Facebook cria uma falsa ideia de que é uma medida nova para aqueles que não se atentam à data em que ela foi publicada, logo após o primeiro anúncio de que o Estado entraria em quarentena para combate ao novo coronavírus (Covid-19), ainda em março.

Comércio não essencial de Americana e Santa Bárbara está funcionando – Foto: Marcelo Rocha / O Liberal_13.06.2020

Os comércios não essenciais de Americana e Santa Bárbara d’Oeste seguem funcionando até pelo menos o dia 28 de junho, quando a região passará por uma nova classificação, podendo seguir na fase laranja, regredir para a fase restrita da quarentena ou até mesmo avançar para a fase azul.

O Plano São Paulo é dividido por fases. A cada quinze dias o Estado faz a reclassificação das regiões dentro do cronograma, de acordo com alguns critérios, como taxa de ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e um aumento no avanço dos casos da Covid-19.

No anúncio do dia 19 de junho, o governo paulista manteve a região na fase laranja, mas o Centro de Contingência Covid-19 do Estado emitiu uma nota técnica recomendando que a cidade de Campinas, especificamente, suspendesse o funcionamento do comércio.

Podcast Além da Capa

O mais festejado dos cinco títulos mundiais da seleção brasileira? A resposta é subjetiva, depende da percepção de cada um. Independentemente disso, a conquista da Copa do Mundo de 1970, no México, completa 50 anos sem ter ameaçado seu lugar no Olimpo do futebol. O ambiente de Americana naqueles dias de junho pauta essa edição do Além da Capa. O editor Bruno Moreira conversa com o repórter Rodrigo Alonso, além de contar com a contribuição de convidados.

Publicidade