Mais brilhante, meteoro é visto em Americana e região

Incidência de meteoros é comum e no caso desta madrugada, o pedaço de rocha espacial que gerou o fenômeno era um pouco maior


Um meteoro pôde ser observado passando pela atmosfera terrestre na madrugada desta quinta-feira (12), e foi visto por moradores de Americana e região. O corpo celeste passou pela Terra às 00h56 e foi visto por uma leitora do LIBERAL no céu da região do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, no Jardim Nossa Senhora de Fátima.

Em Campinas, o fenômeno foi gravado em vídeo pelo astrônomo Julio Lobo, do Observatório Municipal de Campinas.

Apesar de ter chamado atenção de quem observava o céu naquele momento, a incidência de meteoros é comum. “Pegamos centenas deles todas as noites”, explica Marcelo Zurita, diretor técnico da BRAMON (Brazilian Meteor Observation Network) – órgão que monitora os meteoros no País. “A grande diferença é que este foi um pouco mais brilhante que a maioria. Certamente porque o pedaço de rocha espacial que o gerou era um pouco maior”, comentou.

“Geralmente, objetos do tamanho de um grão de arroz são capazes de gerar belos meteoros. Esse aí, pode ter sido algo do tamanho de uma laranja”, disse. O cálculo preciso do meteoro que foi visto na região ainda não tinha sido feito pelos técnicos da BRAMON até a publicação desta reportagem.

Foto: BRAMON/Divulgação
Meteoro passou pela Terra às 00h56 desta quarta-feira
LIBERAL VIRTUAL Acesse agora

Receba nossa newsletter!