Crise
Lojistas descrevem fiasco nas vendas para o Dia das Mães
Shoppings da região apostaram no sistema drive thru como alternativa, mas procura por produtos tem sido muito baixa
Por George Aravanis
09 Maio 2020, às 08h48 • Última atualização 09 Maio 2020, às 10h24
Link da matéria: https://liberal.com.br/cidades/regiao/lojistas-descrevem-fiasco-nas-vendas-para-o-dia-das-maes-1201931/
Shoppings da região apostaram no sistema de drive-thru para reduzir o impacto da quarentena na semana do Dia das Mães, mas lojistas ouvidos pelo LIBERAL relataram que as vendas foram um fiasco até ontem.
O modelo permite que o cliente entre em contato via WhatsApp ou telefone com o comércio, encomende o produto e vá buscar no estacionamento, sem entrar no shopping.
O movimento nas lojas contatadas pela reportagem não chegou nem a 10% do que seria esperado para este período do ano se não fosse a pandemia.
“Não vamos conseguir nem 2% da nossa meta”, disse Vanessa Britto, gerente de uma loja de bolsas, botas e acessórios no Tivoli Shopping.
Vanessa contou que a unidade, de uma marca de rede, até ofereceu descontos maiores que o normal, mas não adiantou.
“Está horrível, não tem uma coisa mais clara para falar”, relatou a vendedora de outro estabelecimento.
Ana Karen Fernandes Lima, gerente de uma loja de perfumes no Shopping Hortolândia, contou que só conseguiu vender o primeiro produto da semana na quinta-feira.
Débora Vieira, proprietária de um comércio de bolsas e acessórios no mesmo centro comercial, disse que também ficou alguns dias sem faturar nada.
A comerciante conta que ainda não tinha um sistema efetivo de vendas online, e que, por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), teve de colocá-lo em prática “na marra”. Infelizmente não foi como a gente esperava”, lamentou a lojista.
Adriana Ferreira, uma das proprietárias de uma loja de cosméticos no ParkCity Sumaré, diz que as vendas têm representado apenas cerca de 5% do que o comércio faturou nos primeiros meses do ano.
“Por mais que o shopping tenha divulgado, tivemos pouca procura. O pessoal realmente está segurando um pouco pra gastar”, afirmou.
No sistema drive-thru adotado pelos três shoppings, o pagamento pode ser feito antes, por meio online, ou na hora da entrega, dependendo do comércio.
Pesquisa da Fecomércio SP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo) prevê uma queda de 31% nas vendas nos dez primeiros dias de maio nos segmentos mais ligados à data em 30 cidades da região de Campinas, incluindo as da região, em comparação com o mesmo período de 2019.
Em algumas áreas, a queda projetada é mais drástica – 73% a menos nas lojas de roupas, tecidos e calçados, e de 92% em comércios de móveis e decoração.
A reportagem procurou os três shoppings antes de ouvir os lojistas e perguntou sobre expectativas de vendas. O Tivoli informou que não comenta.
O shopping de Sumaré afirmou que, como é a primeira experiência neste modelo, não seria possível informar expectativas. O Shopping Hortolândia disse que monitora o dia a dia, mas que ainda não tinha números para passar.