24 de abril de 2024 Atualizado 14:01

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Junho Verde

Junho Verde: programação na região exalta a natureza

De plantio de árvores a vistoria de carros, cidades da Região do Polo Têxtil promovem atividades em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente

Por Débora de Souza

05 de junho de 2019, às 07h30 • Última atualização em 24 de julho de 2019, às 14h06

O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta quarta-feira, será celebrado com atividades nas cinco cidades da RPT (Região do Polo Têxtil). As ações visam conscientizar a população sobre os impactos da ação do homem sobre a natureza, bem como ressaltar a importância da seleção e descarte correto de
resíduos sólidos.

Em Americana, a Secretaria de Meio Ambiente promove o Junho Verde, com atividades que se estendem ao longo de todo o mês. Na programação se destacam a inspeção veicular gratuita, realizada hoje, das 9h às 16h, na Av. Brasil; a Caminha Junho Verde, marcada para domingo, às 9h; workshop com palestras e atividades realizadas na Casa Modelo, no dia 25, em parceria com o Consórcio CPJ, além de capacitação de horticultores e promoção da educação ambiental à população idosa, dia 26, no Centro de Valorização do Idoso, Centro. Confira ao lado as atividades voltadas à população, na RPT.

Foto: Prefeitura de Sumaré / Divulgação
Alunos de Sumaré participam de projeto de conscientização

As atividades em Santa Bárbara têm foco nas escolas municipais. O cronograma da semana contempla plantio de árvores, oficina de compostagem, inauguração de horta escolar em três Emeis do município e atividades lúdicas no Parque dos Jacarandás. Para a população serão realizadas palestras gratuitas sobre destinação de resíduos na Fundação Romi, no Jardim Primavera e Cras I, no Jardim Vista Alegre.

Nova Odessa deu início às comemorações no dia 31 de maio, com caminhada em defesa do meio ambiente percorrendo toda a extensão da Avenida Ampélio Gazzetta. Na ocasião, alunos da Faculdade Network distribuíram semestres e panfletos sobre a importância da seleção de material reciclável e descarte correto nos dois LEVs (Locais de Entrega Voluntária) da cidade.

Nesta quarta-feira, a cidade se mobiliza para o plantio de mudas em torno da Represa Recanto 3, reservatório que compõe o sistema de abastecimento de água da cidade, a partir das 8h30. Na sexta-feira, os moradores poderão trocar cinco garrafas PET por uma muda de árvore para plantio em calçadas. A troca será feita no supermercado Pague Menos.

A Prefeitura de Hortolândia promove um seminário sobre gestão sustentável de resíduos, a partir das 8h30 de hoje, no Auditório Professora Andreia Marise Borelli, na Rua Francisco Guimarães de Oliveira, 130, no Remanso Campineiro. O evento é gratuito e aberto a toda população.

Em Sumaré, as ações têm como alvo as escolas da rede municipal de ensino. Plantio de mudas de árvore, teatro de conscientização ambiental e oficina de transformação de materiais reciclados no Ceav (Centro de Educação Ambiental Vivenciada) fazem parte do cronograma de atividades previstas para hoje.

Americana

5/6 (Quarta)
9h às 16h: Inspeção Veicular Gratuita – “Qualidade do Ar”, na Avenida Brasil

7/6 (Sexta)
8h30: Palestra “Importância do Zoológico na Preservação das Espécies”, na Fatec
19h: Palestra “Resíduos Sólidos e Logística Reversa”, na Fatec

8/6 (Sábado)
8h: Plantio na Gruta Dainese: reposição de mudas e manutenção, na Gruta Dainese, no Parque Gramado
18h: Arraial na Praça Ação Sementinhas, na Praça Manoel Françoso, no Jardim Brasília

9/6 (Domingo)
8h: Caminhada Junho Verde, na Praça Comendador Muller, no Centro

10/6 (Segunda)
8h30: Palestra “A história do consumo de água no setor de celulose e papel”, no Unisal, no Parque Novo Mundo
19h: Palestra “Urbanismo e Meio Ambiente”, no Unisal, Pq. Novo Mundo

18/6 (Terça)
19h00 Palestra “Consumo Consciente e desperdício de alimentos”, na Etec Polivalente, Jardim Nossa S. de Fátima

22/6 Sábado
9h: Plantio Espaço Árvore, na Casa da Criança Arauna, no Jardim dos Lírios e no Ciep Jaguari, no Jaguari

25/6 (Terça)
7h30 às 11h30 Workshop “Um olhar para a sustentabilidade”, no auditório da Casa Modelo – Consórcio PCJ, na Morada do Sol

26/6 (Quarta)
14h: Educação Ambiental para a “Melhor Idade”, exposição de maquetes, filme e palestra, no Centro de Valorização do Idoso, no Centro

Nova Odessa

5/06 (Quarta)
8h30: Plantio de mudas no entorno da Represa Recanto 3

6/06 (Quinta)
Dia todo Conscientização para poluição de rios e mares, no supermercado Pague Menos, Sta. Rosa

7/6 Sexta
Dia todo: Campanha “Troque 5 garrafas PET por uma muda de árvore”, no supermercado Pague Menos, Sta. Rosa

De hoje a 12/6
Alunos do 5º ano da rede municipal vistam as estações de água (ETA) e esgoto (ETE) da Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa)

S. Bárbara

6/06 (Quinta)
9h e 14h: Palestra Cras I, no Vista Alegre

7/6 (Sexta)
10h: Palestra sobre Resíduos, na Fundação Romi, no Jardim Primavera

Sumaré

De hoje a 28/6
Alunos dos 1º e 9º anos das escolas da rede municipal participam do Projeto Meio Ambiente e Ciência: Água – Economizar Para Não Faltar

Hortolândia

5/06 (Quarta)
8h30: Seminário “Planejamento da gestão dos Resíduos Sólidos com Sustentabilidade”, no Auditório Profª Andreia Marise Borelli, Remanso Campineiro.

Publicidade