28 de março de 2024 Atualizado 12:28

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Estação

Inverno começa com temperaturas máximas elevadas

Estudos climáticos apontam que o inverno 2019 não será rigoroso e terá temperaturas acima da média

Por Valéria Barreira

21 de junho de 2019, às 10h43

O inverno tem início nesta sexta-feira, com máximas entre 27 e 28 graus. As temperaturas altas deste começo de estação não lembram o período considerado o mais frio do ano, mas expressam como deve ser o comportamento do clima pelos próximos três meses.

Segundo o Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), órgão do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), estudos climáticos apontam que o inverno 2019 não será rigoroso e terá temperaturas acima da média.

Foto: João Carlos Nascimento / O Liberal
Embora inverno, a condição de tardes quentes continuará na região

A climatologista Alice dos Santos Macedo diz que o País continua sob influência do El Niño (aquecimento das águas do pacífico) e, embora esteja perdendo força, o fenômeno ainda influencia o clima brasileiro.

“Não teremos temperaturas de verão, afinal o inverno é o período mais frio do ano, mas ele será um pouco mais quente do que o esperado para a estação”, informa. A previsão climática elaborada pelo Cptec foi divulgada no final de maio com validade para três meses (junho, julho e agosto).

Na região Sudeste, também deve prevalecer a condição de pouca chuva e céu claro e aberto. A previsão meteorológica para as próximas duas semanas confirma essa tendência. O meteorologista do Cptec, Elton Almeida, informa que não há dados que indiquem a passagem de frente fria pela nossa região pelos menos pelos próximos 15 dias.

Embora inverno, a condição do clima continuará sendo de tardes quentes até o final do mês. As temperaturas mais baixas devem se restringir às primeiras horas da manhã, noite e madrugada. As mínimas esperadas pelo período devem variar entre 13 e 15 graus, com máximas entre 16 e 28 graus.

Publicidade