18 de abril de 2024 Atualizado 15:44

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Região

IBGE vai contratar 978 pessoas na região para realizar Censo

Vagas em órgão serão abertas nas cinco cidades; editais devem ser publicados entre fevereiro e março

Por Isabella Holouka

19 de janeiro de 2020, às 08h15 • Última atualização em 19 de janeiro de 2020, às 15h57

Foto: Lucas Lacaz Ruiz - Estadão Conteúdo
Recenseadores irão a todas as casas do País entre agosto e outubro

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) vai contratar 978 pessoas nas cinco cidades da RPT (Região do Polo Têxtil) para os trabalhos do Censo 2020.

Os editais para as vagas temporárias serão abertos nos meses de fevereiro e março, dividindo os postos entre recenseadores e supervisores.

Serão 247 vagas em Americana, sendo 30 destinadas a supervisores, para a aplicação de questionário em cerca de 77 mil domicílios.

Em Santa Bárbara d’Oeste, que conta com ao menos 59 mil imóveis, o total de vagas chega a 191, com 24 destinadas para supervisores. Nova Odessa, com 18 mil imóveis, terá 60 vagas sendo 7 para supervisores.

Receba as notícias do LIBERAL pelo WhatsApp

Já em Sumaré, onde estima-se haver 86 mil domicílios, haverá 271 vagas, sendo 30 para supervisores. Em Hortolândia, com 66 mil imóveis, haverá 209 vagas, sendo 23 para supervisores.

Segundo o coordenador de área do IBGE para a região de Americana, Santa Bárbara e Nova Odessa, Calebe Sass, a única exigência é com relação ao nível de escolaridade dos candidatos: ensino médio para supervisores e ensino fundamental para recenseadores.

A melhor forma de se preparar para o concurso é com provas anteriores disponíveis pela internet. Sass lembra o fato de que o IBGE não vende apostilas ou cursos, portanto “se a pessoa encontrar em alguma banca um material que supostamente seria oficial, não é verdade”.

Após o processo seletivo, o instituto oferece treinamento com duração de uma semana, abordando os conhecimentos necessários para o trabalho e manuseio do DMC (Dispositivo Móvel de Coleta).

No Estado de São Paulo, com cerca de 15 milhões de domicílios distribuídos em 645 municípios, o IBGE irá contratar mais de 46 mil trabalhadores temporários. A previsão é que o trabalho de campo dos recenseadores ocorra entre os meses de agosto e outubro.

Ouça o “Além da Capa”, um podcast do LIBERAL

A receptividade dos cidadãos aos recenseadores é muito importante, ressaltou Sass. “Os dados são importantes em todos os níveis e esferas porque é a partir deles que os órgãos podem realizar projetos e constatar a necessidade de melhorias e investimentos”.

Visitas vão ocorrer entre outubro e agosto

A coleta de dados por parte do IBGE será realizada entre agosto e outubro de 2020. Segundo o instituto, serão visitados todos os domicílios do País. Qualquer morador que seja capaz de fornecer as respostas às perguntas do questionário pode responder por todos os demais moradores de uma casa.

“Os recenseadores, identificados com colete, boné, crachá e computador de mão, irão coletar as informações através de entrevista direta com perguntas listadas sob a forma de questionário a ser preenchido no computador de mão.

Também será possível responder o questionário via internet”, explica o órgão.
Como em Censos anteriores, serão utilizados dois questionários: o da amostra e o questionário simplificado.

Publicidade