20 de abril de 2024 Atualizado 11:07

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

AUDIÊNCIA

Defesa de hospital metropolitano ganha apoio político na região

Audiência pública da Alesp aconteceu em Sumaré para debater orçamento estadual do próximo ano

Por Caio Possati

03 de maio de 2022, às 07h45 • Última atualização em 03 de maio de 2022, às 09h57

Em audiência pública realizada pela Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) na noite de ontem, em Sumaré, com o objetivo de ouvir sugestões para a definição do orçamento estadual de 2023, a construção de um hospital metropolitano para a RMC (Região Metropolitana de Campinas) voltou a ser pauta principal entre as autoridades.

O evento foi realizado no Clube Recreativo Sumaré que, segundo a prefeitura, reuniu mil pessoas. Essa foi a primeira vez que a cidade teve uma audiência pública organizada pela Alesp. O encontro foi presidido pelo deputado estadual Dirceu Dalben (Cidadania), que teve a companhia dos também deputados Gilmaci Santos (Republicanos) e Enio Tatto (PT). Os três integram a Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento do legislativo estadual.

Diversas autoridades participaram da audiência pública em Sumaré – Foto: Prefeitura de Sumaré / Divulgação

O reitor da Unicamp (Universidade de Campinas), Antônio José Meirelles, foi o primeiro a se manifestar favorável à instalação do hospital e até garantiu o terreno para a unidade. “Cederemos o espaço para a colocação desse hospital para que ele melhore o atendimento em toda a região, indo ao encontro das necessidades da nossa população”.

Outro que defendeu a iniciativa foi o prefeito de Sumaré, Luiz Dalben (Cidadania). “Isso [o hospital] vai resolver o nosso problema de demanda que ficou reprimida no período da pandemia, principalmente das cirurgias eletivas. Não podemos esquecer que vão continuar acontecendo novas cirurgias e, [para isso], precisamos de mais leitos”, disse o prefeito.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

De acordo com um estudo prévio da Unicamp em parceria com o conselho da Região Metropolitana de Campinas, o hospital teria um custo de R$ 300 milhões, dividido entre municípios, Estado e União.

No ano passado, o deputado Dirceu Dalben indicou que R$ 50 milhões do orçamento de 2022 fossem destinados para a construção do hospital. “Para 2023, estamos discutindo para manter mais uma quantia e assim garantir o projeto”, explicou.

Publicidade