Guia do eleitor: saiba sobre fila preferencial, deficientes e ajudas permitidas

Sessão que tira dúvida dos eleitores explica sobre a fila preferencial, o voto de deficientes visuais e as ajudas permitidas na hora do voto


Quem tem preferência para votar?

Eleitores maiores de 80 anos sobre os demais; maiores de 60 anos, enfermos, deficientes e mobilidade reduzida, grávidas, lactantes e pessoas acompanhadas de criança de colo; candidatos; juízes eleitorais e auxiliares; servidores da Justiça Eleitoral; promotores eleitorais e policiais militares.

Voto para deficiente visual

O eleitor com deficiência visual poderá utilizar o teclado em braile, com a marca da tecla número cinco; sistema de áudio, disponível em todas as urnas, com fone de ouvido fornecido pela Justiça Eleitoral; instrumento mecânico que portar ou lhe for fornecido pela mesa. Ele pode contar ainda com pessoa de confiança.

Votação com acompanhante

Apenas os eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida podem contar com auxílio de pessoa de sua confiança, ainda que não tenham requerido isso antecipadamente ao juiz eleitoral. O mesário também deve cuidar para que haja espaço de circulação da cadeira de rodas na seção e para o giro do cadeirante, após o voto.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora

Receba nossa newsletter!