16 de abril de 2024 Atualizado 13:35

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

TIC

Governo de SP divulga cronograma do Trem Intercidades

João Doria espera publicar edital em junho de 2020 e assinar o contrato em janeiro de 2021, com expectativa é atender 600 mil passageiros por dia

Por Marina Zanaki

01 de novembro de 2019, às 07h55 • Última atualização em 01 de novembro de 2019, às 11h33

O governo do Estado de São Paulo divulgou um cronograma para o Trem Intercidades, que vai ligar São Paulo a cidades como Campinas, Americana e Jundiaí. De acordo com a Secretaria Estadual da Fazenda, a publicação do edital está prevista para junho de 2020 e a assinatura do contrato para janeiro de 2021.

Receba as notícias do LIBERAL pelo WhatsApp

O cronograma foi abordado pelo governador João Doria (PSDB) em evento realizado nesta quarta-feira no Palácio dos Bandeirantes sobre concessões e parcerias público-privadas.

Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, o trecho de trem de São Paulo até Campinas deverá utilizar a estrutura da linha 7 da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), que será concedida.

Foto: Governo de São Paulo / Divulgação
Cronograma foi abordado por Doria em evento no Palácio dos Bandeirantes nesta quinta-feira

A Secretaria da Fazenda detalhou ao LIBERAL que a apresentação do modelo financeiro que vai definir o serviço deverá ocorrer em dezembro deste ano.

A audiência pública e a consulta pública do projeto estão previstas para serem realizadas, respectivamente, em fevereiro e março de 2020. Há expectativa de atender até 600 mil passageiros por dia em todos os serviços.

Questionada sobre quando a obra do Trem Intercidades deve chegar a Americana, a Secretaria de Transportes Metropolitanos informou que só poderá indicar prazos após a modelagem.

Ouça o “Além da Capa”, um podcast do LIBERAL

A Secretaria dos Transportes Metropolitanos disse que o projeto “encontra-se avançado e a prioridade é a ligação Campinas a São Paulo. A ligação terá 100 quilômetros de extensão e contará com um serviço expresso entre Campinas, Jundiaí e São Paulo, e outro serviço parador entre Campinas e Francisco Morato, atendendo as cidades de Louveira, Valinhos e Vinhedo”, explicou a pasta estadual.

A secretaria estuda, ainda, a implantação de uma rede de trens Intercidades ligando São Paulo a Sorocaba, Vale do Paraíba e Santos.

Em agosto, Doria tinha estimado que iria iniciar as audiências públicas em novembro e publicar o edital no primeiro trimestre de 2020. Na ocasião, o governador havia assinado um protocolo de intenções com uma empresa chinesa interessada em participar da licitação do serviço.

Publicidade