20 de abril de 2024 Atualizado 00:43

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Região

Governo de SP autoriza visitas em cemitérios no Dia de Finados

Centro de Contingência do Covid-19 recomendou expressamente o uso de máscaras, evitar aglomerações e manter distanciamento nos cemitérios

Por Marina Zanaki

26 de outubro de 2020, às 14h30 • Última atualização em 26 de outubro de 2020, às 17h53

O governador destacou que cabe a cada prefeitura a decisão final sobre o assunto - Foto: Governo do Estado de São Paulo

O governador João Doria (PSDB) divulgou, durante coletiva de imprensa nesta segunda-feira (26), que estão autorizadas visitas aos cemitérios no Dia de Finados, lembrado no dia 2 de novembro.

Segundo o governador, o Centro de Contingência da Covid-19 não estabeleceu nenhuma restrição a visitações. Contudo, o Centro alertou para a importância dos cuidados durante a visita.

“O Centro de Contingência recomenda expressamente que as pessoas usem máscaras ao ingressar nos cemitérios, evitem aglomerações e mantenham distanciamento social de um metro e meio”, disse Doria.

O governador destacou que cabe a cada prefeitura a decisão final sobre o assunto.

Americana
Americana recebe, em média, 3 mil visitantes nos cemitérios no final de semana do Dia de Finados. Esse ano, a prefeitura espera uma queda no número de pessoas nos cemitérios da Saudade e Parque Gramado em função da pandemia.

“Não existem restrições quanto às visitas aos cemitérios, desde que respeitados os protocolos sanitários. A Gama (Guarda Municipal de Americana) estará presente nos dois cemitérios de Americana para evitar aglomeração e manter a segurança dos locais”, disse a prefeitura.

Santa Bárbara
A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste informou que os cemitérios municipais da Ressurreição (Central) e da Paz (Cabreúva) vão funcionar normalmente nos dias 1° e 2 de novembro, das 7h às 17h.

“Em ambos os locais serão instalados totens de álcool gel. A Secretaria de Meio Ambiente recomenda ainda que não haja aglomeração durante as visitas e a obrigatoriedade do uso de máscaras”, disse a prefeitura.

Nova Odessa
Atualmente funcionando somente até o meio-dia, o Cemitério de Nova Odessa estará aberto até as 18h no Dia de Finados. O acesso ao espaço será permitido somente com uso de máscara. A Vigilância Sanitária destacou que os visitantes deverão obedecer ao distanciamento e evitar aglomerações.

Sumaré
Sumaré vai fiscalizar o Cemitério Municipal por meio das equipes das Secretarias de Serviços Públicos, Obras, Saúde e Defesa Civil. Será disponibilizado álcool em gel na entrada do cemitério, além da exigência do uso de máscara. A prefeitura recomendou que não compareçam pessoas com doenças crônicas ou que apresentem sintomas de Covid-19.

Hortolândia
A Prefeitura de Hortolândia disse que os visitantes devem seguir os protocolos de distanciamento social, evitar aglomerações e utilizar máscara no Dia de Finados – o cemitério da cidade é particular. A reportagem não conseguiu contato com os responsáveis até a publicação desta reportagem.

Religioso
A Diocese de Limeira, das quais fazem parte as paróquias de Americana e Nova Odessa, orientou os padres a não realizarem missas nos cemitérios no Dia de Finados. As celebrações devem ficar concentradas nas paróquias.

Segundo Dom José Roberto Fortes Palau, bispo diocesano de Limeira, a orientação acontece “em virtude do momento de pandemia que ainda estamos vivenciando e para evitar aglomerações”.

No comunicado, o bispo orienta que sejam oferecidos “horários de missas ao longo do dia nas igrejas, que estão adaptadas para receber fiéis e seguem os protocolos de higienização e distanciamento estabelecidos pelas autoridades sanitárias municipais”.

Publicidade