Frente fria traz chuva de volta à região nesta segunda-feira

Volume de chuva esperado para Americana até sábado é de 15 mm, segundo a meteorologista e pesquisadora da Unicamp, Ana Ávila


Uma frente fria chegou ao Estado trazendo chuva e temperaturas amenas para a região nesta segunda-feira (30). O volume de chuva esperado para Americana até sábado é de 15 mm, segundo a meteorologista e pesquisadora da Unicamp, Ana Ávila.

De acordo com ela, o índice é significativo e quebra a sequência de dias secos e quentes com temperaturas na casa dos 30 graus. Para esta terça-feira (31), a temperatura máxima esperada é de 23 graus com mínima de 14.

Foto: Marcelo Rocha / O Liberal
Frente fria trouxe chuvas para a região nesta segunda-feira

Desde a chegada do inverno, no dia 21 de junho, as frentes frias não conseguiam quebrar o bloqueio da massa de ar seco estacionada sobre o Estado e, embora a temperatura tenha caído no início do mês, a secura predominava.

Nas últimas semanas, além de quentes os dias estavam também secos. Há três meses não chovia de forma expressiva na região, mas o deslocamento da frente fria pelo oceano provocou aumento de nuvens e trouxe chuvas.

Essa condição de nebulosidade, segundo a meteorologista do Cepagri, vai deixar o tempo instável durante toda a semana. Os maiores volumes de chuva são esperados para sexta-feira (3) e sábado (4).

Com a mudança no clima, a umidade relativa do ar – que chegou a níveis considerados impróprios pela OMS (Organização Mundial de Saúde) – deve melhorar, amenizando o desconforto provocado pela seca. A previsão é de que a mínima fique por volta dos 30% à tarde.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora