28 de novembro de 2020 Atualizado 21:44

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Clima

Frente fria pode trazer chuvas para a região no feriado

Frente fria avança pelo litoral Sudeste e deve se juntar com ciclone subtropical

Por Heitor Carvalho

28 out 2020 às 08:34

Uma nova frente fria deve atingir Americana e RPT (Região do Polo Têxtil) no próximo final de semana, que será prolongado por conta do feriado do dia 2 de novembro, Dia de Finados, e trazer queda nas temperaturas.

De acordo com informações do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), a massa de ar frio ainda deve afetar a distribuição de chuvas.

“Os modelos têm indicado a passagem da frente fria e volumes expressivos de chuvas para todo o Estado entre quinta e sexta-feira”, diz o meteorologista Bruno Kabke Bainy, do Cepagri.

No final de semana e feriado, as temperaturas devem cair e o clima um pouco mais frio deve prevalecer, especialmente na parte Leste do Estado, com mínimas que podem chegar a 15 °C e ventos moderados de até 30 km/h na região.

No entanto, os dados pluviométricos para a RPT são preliminares e podem sofrer alterações nos próximos dias.

“Com relação às chuvas têm sido um grande desafio, porque os modelos apontam precipitação mais bem distribuída no território paulista, mas temos percebido que essas chuvas têm acontecido de forma pontual, com áreas que recebem muita chuva e outras que não recebem nada”, explicou Bainy.

A frente fria avança pelo litoral do Sudeste e deve se juntar com o ciclone subtropical que se forma na região até começar a perder força, a partir do dia 30 de outubro, quando outra frente fria avançará do Sul para o Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil, segundo dados do portal Climatempo.

Por causa da passagem destas duas frentes frias, parte das regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil terão muitas nuvens de chuva no decorrer do fim de semana prolongado.

A previsão climática elaborada pelo CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), mostra que chuvas isoladas devem atingir Americana amanhã, enquanto que na sexta, no sábado e no domingo, o tempo deve permanecer nublado e com máximas que não devem ultrapassar os 28 °C.

Publicidade