Frente fria e chuva devem atingir a região no final de semana

Segundo dados do Cptec, a nova onda de frio virá do Sul do Brasil e deve alterar o clima no Sudeste, incluindo a Região do Polo Têxtil, neste sábado


A sequência de dias quentes e secos será quebrada no próximo final de semana, quando a passagem de uma frente fria pela região vai derrubar as temperaturas e trazer chuva. Segundo o Cptec/Inpe (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) será a segunda onda de frio deste inverno.

Foto: João Carlos Nascimento - O Liberal.JPG
A sequência de dias quentes e secos será quebrada no próximo final de semana

“Não será tão intensa quanto a anterior, mas ainda sim é esperado que seja forte”, diz a meteorologista do Cptec, Caroline Vidal Ferreira da Guia. A primeira frente fria trouxe queda acentuada de temperatura no primeiro final de semana de julho. No domingo, 7, Americana teve seu dia mais frio do ano até agora, com a mínima de 5,9 graus.

Segundo dados do Cptec, a nova onda de frio virá do sul do país e mudará o tempo no sudeste, incluindo a região, no sábado. São esperados entre 20 e 40 milímetros de chuva com temperaturas entre 10 e 18 graus no máximo. No domingo não chove, mas os termômetros caem mais um pouco. A mínima não deve passar de 8 graus e a máxima de 16.

Até lá, os dias seguem quentes e secos. Na quinta e sexta-feira, a temperatura passa dos 30 graus e pode chegar a 32 graus, a mais alta deste inverno. Caroline informa que um sistema de alta pressão estacionado sobre o atlântico está impedindo o avanço de frentes frias com frequência para o continente, o que explica os dias quentes em pleno inverno.

A onda de frio esperada para o próximo final de semana vai atuar com mais intensidade no sábado e domingo. A partir da segunda-feira, a massa de ar frio que a acompanha ainda estará agindo no sudeste, mas já estará perdendo força. Os termômetros voltam a subir gradualmente com os dias ensolarados e com poucas nuvens.

O inverno chega ao fim oficialmente no dia 23 de setembro. Até lá, é possível que novas frentes frias avancem pelo continente. “A tendência aponta para mais dias de frio, mas não é possível saber em qual intensidade”, diz a meteorologista.

  • Terça-feira – Mínima 15º / Máxima 30º
  • Quarta-feira – Mínima 14º / Máxima 28º
  • Quinta-feira – Mínima 14º / Máxima 31º
  • Sexta-feira – Mínima 15º / Máxima 32º
  • Sábado – Mínima 10º / Máxima 18º
  • Domingo – Mínima 8º / Máxima 16º
LIBERAL VIRTUAL Acesse agora