29 de março de 2024 Atualizado 10:41

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Região

Finados deve atrair mais de 90 mil pessoas aos cemitérios da RPT

Missas, comércio de flores e velas e até mesmo atrações para crianças estão na programação

Por André Rossi

01 de novembro de 2019, às 18h26 • Última atualização em 01 de novembro de 2019, às 20h23

Foto: Dener Chimeli / O Liberal
Em Americana, a visitação nos cemitérios da Saudade e do Parque Gramado poderá ser feita das 6h às 18h

Mais de 90 mil pessoas devem passar pelos cemitérios da RPT (Região do Polo Têxtil) neste final de semana por conta do Dia de Finados, celebrado no sábado (02). As estimativas de público foram divulgadas pelas prefeituras da região. Missas, comércio de flores e velas e até mesmo atrações para crianças estão na programação.

Em Americana, a visitação nos cemitérios da Saudade e do Parque Gramado poderá ser feita das 6h às 18h. Cinco mil pessoas devem passar em cada um deles durante o feriado.

Na capela do Cemitério da Saudade, as missas estão programadas para as 7h, 9h, 11h e 13h. Já as missas no Cemitério do Parque Gramado serão às 7h, 10h, 13h e 15h.

“As administrações dos cemitérios prepararam os espaços para receber os visitantes no Dia de Finados, executando serviços de poda e manutenção. No Cemitério do Gramado, os prédios também receberam nova pintura”, informou a Prefeitura de Americana.

Serão comercializados produtos em boxes cadastrados pela prefeitura. As atividades autorizadas são flores naturais e artificiais, velas, água, entre outros.

Já a expectativa das administrações dos cemitérios Central e Cabreúva, de Santa Bárbara d’Oeste, é receber cerca de 10 mil visitantes entre sábado e domingo. O horário de funcionamento dos cemitérios será das 7h às 17h. Neste sábado haverá apenas uma missa, às 8h, no Cemitério Central.

No Cemitério Parque Hortolândia, o único da cidade, haverá missa campal às 7h e missa na capela às 9h e às 15h. Serão oferecidas diversas atividades gratuitas para a população, como cuidados com a saúde e espaço kids. O evento será encerrado às 16h30 com uma chuva de pétalas de rosas. Cerca de 20 mil pessoas são esperadas.

Enquanto isso, o funcionamento no Cemitério Municipal de Nova Odessa será das 6h às 18h neste sábado e das 7h às 17h no domingo. A prefeitura disponibilizou 40 boxes para o comércio de flores, velas e alimentos nas proximidades do local. São esperadas mais de 35 mil peesoas até domingo.

Por fim, o Cemitério da Saudade de Sumaré estará aberto das 7h às 19h nos dois dias. Neste sábado, alunos do curso técnico em Enfermagem da Escola Arquimedes e de Educação Física da Faculdade Anhanguera estarão nas tendas de saúde para realizar testes de glicemia, avaliação do IMC (Índice de Massa Corpórea) e aferição da pressão arterial.

Haverá ainda equipes da Secretaria de Saúde com equipes de conscientização e combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. Os agentes de controle de vetores farão a distribuição de panfletos e retiradas dos plásticos de flores e vasos.

Publicidade