18 de abril de 2024 Atualizado 15:44

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Cães e gatos

Falta de vacinas atrapalha campanha contra raiva em animais

Doses para imunizar cães e gatos ainda não foram enviadas para cidades da Região do Polo Têxtil

Por Marina Zanaki

25 de julho de 2019, às 09h38 • Última atualização em 25 de julho de 2019, às 14h06

A campanha de vacinação antirrábica em cães e gatos na RPT (Região do Polo Têxtil) será prejudicada por falta de doses do imunizante, que é comprado pelo Ministério da Saúde.

A ação seria realizada a partir de agosto na região, mas não houve envio de doses para o Estado. Além disso, Americana observou uma diminuição no envio de vacinas contra raiva em seres humanos.

Foto: Prefeitura de Americana / Divulgação
Campanha de vacinação contra raiva em agosto do ano passado, em Americana, imunizou mais de 8 mil animais

O Ministério disse que aguarda a entrega do laboratório fornecedor, que informou ter identificado problemas técnicos na produção da vacina. “A pasta está empenhada em solucionar este atraso junto ao laboratório fornecedor da vacina, e ressalta que as doses serão enviadas aos estados assim que a produção for normalizada”, justificou.

“Cabe ressaltar que os municípios prioritários, ou seja, aqueles que tiveram confirmação de casos de raiva em animais, receberão as doses para a realização da campanha”, explicou o Ministério.

No ano passado, Americana teve dois casos de infecção em morcegos. Foram os primeiros após 15 anos sem ocorrências. Em Hortolândia, a prefeitura chegou a confirmar um cachorro contaminado pela raiva.

A campanha de vacinação antirrábica protege cães e gatos da doença, que pode ser transmitida às pessoas que forem mordidas por animais infectados.

Em Americana, Hortolândia e Nova Odessa eram esperadas cerca de 49 mil doses para a campanha – Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré não informaram. A zona rural de Sumaré recebe a vacinação desde o final de maio, com previsão de chegar à área urbana em agosto.

Com a suspensão do fornecimento das vacinas, a prefeitura não sabe se será possível dar prosseguimento. Até o momento, as cidades não receberam uma previsão de quando devem receber as doses. Hortolândia, contudo, prevê conseguir realizar a campanha em setembro. Em 2015, o desabastecimento afetou a campanha em Nova Odessa.

Humanos

A vacina antirrábica para seres humanos é indicada apenas em casos excepcionais, como em profissionais que atuam em contato com animais e pessoas que tenham sido mordidas por cães ou gatos desconhecidos.

A Prefeitura de Americana recebeu uma nota do GVE (Grupo de Vigilância Epidemiológica) informando sobre a diminuição de doses de vacina para seres humanos.

Sem especificar com números, o município indicou que está recebendo uma quantidade “pequena” de doses. O Ministério da Saúde também foi questionado sobre essa vacina, mas não respondeu.

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda. Ela se caracteriza como uma encefalite progressiva e aguda, com taxa de letalidade de quase 100%. Os sintomas na fase crítica são febre, delírios e convulsões.

Publicidade