Faculdades da RPT apostam em plataforma online

Faculdades da RPT migram cursos de graduação e pós-graduação para sistema EAD; Fatec antecipa recesso escolar e estuda medidas para contornar situação


Instituições de Ensino Superior da RPT (Região do Polo Têxtil) migraram as aulas presenciais de graduação e pós-graduação – Lato Sensu e Stricto Sensu – para o sistema EAD (Ensino a Distância). A mudança atende as medidas de prevenção contra o novo coronavírus (Covid-19) adotadas pelo Ministério da Saúde.

A medida foi recebida com surpresa pela a aluna do curso de Administração de Empresas da FAM (Faculdade de Americana), Camila Mello, 28. “Eu sempre tive preconceito com relação ao ensino à distância, achei que não iria dar certo e me surpreendi”, disse a aluna do sétimo semestre.

“Esta semana estávamos em 45 pessoas, em uma sala virtual, tendo aula com o professor pela plataforma online e foi ótimo. Todos interagindo. Achei que me concentrei e aprendi muito mais. Estou pensando em não voltar mais ao sistema antigo”, brincou.

Os alunos da unidade “brincam” nas redes sociais da FAM divulgando vídeos e imagens enquanto estudam. “Quarentena que nada” e “coronavírus, não para a gente” são algumas das hashtags usadas pelos estudantes no Instagram.

Foto: divulgação
“Quarentena não é férias”: Ensino Superior migra para ambiente virtual

As aulas presenciais dos cursos de extensão, graduação e pós-graduação na FAM estão suspensas de 16 a 29 de março, quando a unidade deverá lançar um novo comunicado a respeito da continuidade do EAD. “As aulas presenciais estão suspensas até que o Governo Federal e Estadual autorizem a retomada”, informou a instituição através da assessoria de imprensa. Todas as demais atividades desenvolvidas pela unidade (atendimento à população e administrativo) também estão suspensas até segunda ordem.

A Unisal (Centro Universitário Salesiano) de Americana também migrou as aulas dos cursos de Ensino Superior do campus Dom Bosco e Maria Auxiliadora para a plataforma online. O AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) será mantido até o dia 8 de abril, quando haverá reavaliação da medida e um novo comunicado será emitido. As ações extensionistas e pastorais estão suspensas por tempo indeterminado.

Aulas presenciais foram suspensas também no campus Santa Bárbara d´Oeste. O EAD foi iniciado no dia 12 e será mantido até o dia 28. Em seu website, a unidade comunicou que todas as atividades acadêmicas estão canceladas até o dia 31 de março.

Fatec
A Fatec (Faculdade de Tecnologia) de Americana e Sumaré adiantaram o recesso escolar, seguindo a medida adotada pela Secretaria Estadual de Educação. As aulas foram interrompidas no dia 16. O recesso tem início nesta segunda-feira (23), encerrando no dia 21 de abril. “Caso a situação atual perdure até o dia 21 de abril, tudo indica que adotaremos a orientação à distância [EAD]”, comentou o diretor da unidade de Americana, Wladmir da Costa. “O ano letivo será finalizado normalmente. Os alunos não serão prejudicados”, completou.

Além da Capa, o podcast do LIBERAL

A edição de número #27 do podcast “Além da Capa” traz a experiência de ex-moradores de Americana que hoje vivem em países onde o novo coronavírus já se alastrou de maneira mais ampla, revelando um pouco mais sobre este problema em crescimento no Brasil. Ouça:

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora