10 de agosto de 2020 Atualizado 22:09

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Luto

Ex-delegado de ensino de Americana, Clovis Pansani morre aos 93 anos

Educador e pai da banqueteira Claudia Porteiro, atuou ainda como professor nos cursos de administração e pedagogia do Unisal

Por Leonardo Oliveira

27 jan 2020 às 08:13 • Última atualização 27 jan 2020 às 10:55

Morreu na tarde deste domingo, aos 93 anos, o educador Clovis Pansani, ex-secretário de Educação de Campinas e ex-delegado de ensino de Americana. Ele também deu aulas nos cursos de administração e pedagogia do Unisal (Centro Universitário Salesiano).

Receba as notícias do LIBERAL pelo WhatsApp. Clique aqui e envie uma mensagem para ser adicionado na lista de transmissão!

A morte foi por causas naturais e ocorreu em sua casa, em Campinas, segundo a assessoria de imprensa da banqueteira Claudia Porteiro, uma das filhas do educador. Clovis ainda deixa os filhos: João Fantinato Pansani, Vitor Fantinato Pansani, Marília Maia e Márcia Afonso, além de 13 netos e quatro bisnetos.

Foto: Allisson Roberto
No lançamento do livro “Paixão por Sabores”, da filha Claudia Porteiro, em 2015

Clovis ainda foi assessor jurídico na Secretaria de Educação do Estado de São Paulo na década de 1980. Ministrou aulas no curso de Sociologia na PUC-Campinas e na Universidade São Francisco, em Bragança Paulista.

Em Americana, atuou entre as décadas de 1970 e 1980 como delegado de ensino e professor universitário.

Ouça o “Além da Capa”, um podcast do LIBERAL

Em 2011, Clovis Pansani lançou o livro “Pequeno Dicionário de Sociologia”, da Editora Autores Associados. Em formato de bolso, a publicação apresenta de forma didática e prática 640 verbetes da sociologia moderna. “Publicar uma obra didática sobre sociologia sempre foi um grande sonho. Existem várias publicações do gênero, mas sentia necessidade de uma obra de fácil entendimento”, disse o mestre na ocasião do lançamento do livro.

O velório e o enterro serão realizados nesta segunda-feira (27) no Cemitério Parque Flamboyant, em Campinas.