07 de setembro de 2024 Atualizado 17:33

Notícias em Americana e região Notícias em Americana e região

Estado monitora suspeita de coronavírus em Paulínia - O Liberal

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Estado monitora suspeita de coronavírus em Paulínia - O Liberal

Publicidade

Compartilhe

Alerta

Estado monitora suspeita de coronavírus em Paulínia

Caso é de um homem de 45 anos que tem quadro estável e está recebendo cuidados em isolamento domiciliar; Estado ainda tem mais três casos suspeitos

Por Da Redação

30 de janeiro de 2020, às 18h51 • Última atualização em 30 de janeiro de 2020, às 19h34

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo informou nesta quinta-feira que monitora três casos suspeitos de coronavírus, sendo um deles o de um homem de 45 anos em Paulínia, na RMC (Região Metropolitana de Campinas). Os outros dois são acompanhados na capital, de um homem e uma criança.

Além destes, mais um caso suspeito foi informado pelas autoridades de São José dos Campos, no Vale do Paraíba, mas não entrou no balanço do governo por ter sido notificado após as 16h.

Receba as notícias do LIBERAL pelo WhatsApp

Os três pacientes estão bem e monitorados em isolamento domiciliar, com restrição de contato com outras pessoas e com ambientes externos.

Foto: Governo do Estado de São Paulo
Secretaria de Estado da Saúde informou caso suspeito de coronavírus em Sumaré

No caso de Paulínia, o homem esteve na China e depois de voltar de viagem teve febre, tosse, coriza e dificuldades para respirar. O atendimento foi realizado em hospital particular e foi colhido material para análise laboratorial, enquanto o paciente foi colocado em isolamento domiciliar.

Os casos suspeitos da Capital são um menino de seis anos, que apresentou febre e tosse, com histórico de retorno da China no dia 19, e um homem de 33 anos, que retornou do país asiático no dia 20 de janeiro. Este apresentou febre, tosse e dor de garganta e foi atendido em um hospital privado da capital.

Ouça o “Além da Capa”, um podcast do LIBERAL

Os familiares dos pacientes estão orientados com relação às medidas necessárias para se prevenirem, como uso de máscaras, higienização das mãos e não compartilhamento de objetos de uso pessoal, bem como sobre os cuidados requeridos para os pacientes, que incluem hidratação e a permanência em casa, sem circulação por outros locais e evitando contato com familiares e amigos, por exemplo.

Outro caso no interior

A Secretaria de Saúde de São José dos Campos, no Vale do Paraíba, notificou nesta quarta um caso suspeito de coronavírus detectado no município. A paciente, uma mulher de 51 anos, procurou atendimento com sintomas da doença em um hospital particular e foi colocada em isolamento.

Como o caso foi informado após as 16h, não entrou no balanço diário de casos suspeitos divulgado pelo Ministério da Saúde.

Dicas de prevenção:

– Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar;
– Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
– Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
– Não compartilhar objetos de uso pessoal;
– Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;
– Lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar antisséptico de mãos à base de álcool;
– Deslocamentos não devem ser realizados enquanto a pessoa estiver doente;
– Quem for viajar aos locais com circulação do vírus deve evitar contato com pessoas doentes, animais (vivos ou mortos), e a circulação em mercados de animais e seus produtos.

*As informações são do Governo do Estado de São Paulo.

Publicidade