Escolas municipais e privadas da RPT antecipam férias

Para não prejudicar o ensino, escolas se apoiam nas redes sociais e tecnologia para passar conteúdo aos estudantes


As escolas das redes municipais das cinco cidades da RPT (Região do Polo Têxtil): Americana, Hortolândia, Nova Odessa, Santa Bárbara d´Oeste e Sumaré decidiram seguir a linha adotada pelo Estado de São Paulo, e optaram por dar férias aos seus alunos e professores a partir desta segunda-feira (23). Em Hortolândia, os alunos levaram para casa uma lista de tarefas e livros. A ideia é manter a rotina escolar dos estudantes dos ensinos Infantil, Fundamental e Médio, oferecido pela rede.

Em Americana, os professores foram orientados a passar o conteúdo pedagógico para os alunos por meio das redes sociais (Facebook e Whatsapp) e demais plataformas digitais. No Ensino Fundamental, o contato é feito diretamente com o aluno. No Ensino Infantil, a orientação é passada aos pais que, por sua vez, devem repassar o conteúdo aos alunos menores. A orientação também foi passada para os professores do EJA (Ensino de Jovens e Adultos).

Em nota enviada ao Liberal, a secretária de Educação, Evelene Ponce Medina, ressalta “que tudo é muito novo, que os professores e alunos estão se adaptando, mas os esforços são para que os alunos tenham o ano letivo garantido”.

Foto: Divulgação
Colégio Dom Pedro II montou uma planilha de atendimento online com os professores da unidade, de acordo com as turmas

Particulares

Na rede particular, aulas presenciais estão suspensas pelos próximos 15 dias. Porém as disciplinas serão lecionadas normalmente por meio do sistema EAD (Ensino a Distância) em alguns colégios . O Colégio Dom Pedro II montou uma planilha de atendimento online com os professores da unidade, de acordo com as turmas.

“O Whatsapp será nosso principal canal de comunicação com os alunos. Por ele, os professores passarão o conteúdo a ser estudado e terão um horário determinado com cada turma para esclarecimento de dúvidas. Temos também a plataforma adaptativa com atividades e o canal no youtube, onde os professores poderão disponibilizar videoaulas”, comenta o diretor da unidade, Airton Ferreira Jr.

Saiu vídeo no canal!
Durante este período de quarentena, nós vamos nos ver através do Canal Oficial do Colégio D. Pedro...

Publicado por Colégio D. Pedro II em Sexta-feira, 20 de março de 2020

O colégio montou um pequeno estúdio para que os professores que tenham problemas em gravar as videoaulas em casa, possam gravar na unidade, sob agendamento prévio.

No Colégio Dom Bosco, a Coordenadoria de Estudos elaborou um cronograma de estudo para ajudar os alunos a estudarem em casa. “É uma situação nova para eles e nem todo mundo tem disciplina para estudar em casa. Montamos esse cronograma para ajudá-los, com todo o conteúdo a ser estudado na semana, incluindo indicação de exercícios e videoaulas feitas pelos professores e que estarão em nossa plataforma online”, disse a coordenadora pedagógica do Ensino Médio, Cláudia Presotto.

Além da Capa, o podcast do LIBERAL

A edição de número #27 do podcast “Além da Capa” traz a experiência de ex-moradores de Americana que hoje vivem em países onde o novo coronavírus já se alastrou de maneira mais ampla, revelando um pouco mais sobre este problema em crescimento no Brasil. Ouça:

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora