Escolas estaduais de SP terão ações de prevenção ao coronavírus

Ações envolvem palestras e trabalhos pedagógicos sobre prevenção ao novo coronavírus em cinco mil escolas, inclusive unidades na Região do Polo Têxtil


O Governo do Estado de São Paulo realiza na próxima semana, entre os dias 2 e 6 de março, ações de prevenção ao novo coronavírus em cinco mil escolas estaduais, envolvendo aproximadamente 3,4 milhões de alunos da rede, incluindo as cidades que formam a RPT (Região do Polo Têxtil).

A ideia da Secretaria Estadual da Educação é que as escolas tenham um Dia D sobre o assunto, realizando palestras e trabalhos pedagógicos, oferecendo dicas de higiene e outras informações a respeito da doença, que tem um único caso confirmado no Brasil, justamente na capital paulista, além de outros 182 casos suspeitos.

Foto: Governo do Estado de São Paulo
Medidas foram anunciadas pelo governador João Doria nesta sexta-feira

Ainda segundo informações do governo estadual, serão realizadas videoconferências para as 91 diretorias de ensino do Estado, a fim de capacitar os profissionais de educação sobre o assunto, de acordo com o que preconizam os órgãos de saúde em relação ao novo coronavírus.

Por fim, outra medida adotada será o envio de mensagens de SMS e e-mail aos pais dos alunos, informando sobre as principais dicas de prevenção.

Receba as notícias do LIBERAL pelo WhatsApp. Envie uma mensagem para ser adicionado na lista de transmissão!

Região

As ações de conscientização devem se estender às instituições estaduais de ensino das cinco cidades que formam a RPT: Americana, Hortolândia, Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré.

Até o momento, entre estes municípios, apenas Americana teve um caso suspeito da doença, em uma criança de 3 anos que viajou à China recentemente, registrado em 31 de janeiro e descartado uma semana de pois, em 6 de fevereiro.

Nesta quinta-feira (27), foi informada pela Secretaria de Saúde do município a possibilidade de um novo caso suspeito, envolvendo uma mulher de 48 anos, mas o mesmo foi descartado logo nesta sexta (28), com a conclusão foi de que se tratou de um quadro gripal e de sinusite.

Gripe

Em função do risco de surto de coronavírus, o Ministério da Saúde informou nesta quinta que vai antecipar a campanha de vacinação contra a gripe neste ano. Programada inicialmente para ocorrer em abril, a imunização agora começa já no dia 23 de março.

Dicas de prevenção

  • Cubra a boca e nariz ao tossir ou espirrar,
  • Utilize lenço descartável para higiene nasal,
  • Evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca,
  • Não compartilhe objetos de uso pessoal,
  • Limpe regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado,
  • Lave as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão.
LIBERAL VIRTUAL Acesse agora