25 de abril de 2024 Atualizado 11:34

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Imunização

Governador João Doria libera vacina da gripe para toda a população

Medida passa a valer a partir desta quarta-feira, 1º de julho; objetivo é reduzir a quantidade de pacientes com sintomas respiratórios na rede de saúde

Por Marina Zanaki

30 de junho de 2020, às 15h49 • Última atualização em 30 de junho de 2020, às 17h59

O Governo de São Paulo liberou a vacina contra gripe para todas as faixas etárias. A medida passa a valer nesta quarta-feira (1°).

As prefeituras de Americana e Santa Bárbara disseram que ainda não foram informadas oficialmente sobre a ampliação. As demais ainda não se posicionaram sobre o anúncio.

O objetivo da medida é reduzir o número de pacientes com sintomas respiratórios na rede de saúde de São Paulo. A ampliação foi adotada após reunião do governador João Doria (PSDB) com especialistas.

Vacina contra a gripe está liberada para toda a população no Estado de São Paulo – Foto: Erasmo Salomão / Ministério da Saúde

A campanha foi prorrogada até o dia 24 de julho. As doses protegem contra Influenza A (H1N1 e H3N2) e Influenza B.

“Além de proteger a população contra a Influenza, precisamos minimizar o impacto sobre os serviços de saúde em meio à pandemia de Covi-19, já que os sintomas destas doenças são semelhantes”, disse o secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann.

Embora a imunização não esteja mais restrita aos grupos prioritários, a Secretaria de Estado da Saúde fez um apelo pela ampliação da cobertura vacinal entre crianças com idade de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e puérperas, pois os índices nestes públicos ainda são inferiores a 60%.

Em Americana, nenhum desses públicos atingiu 90% de cobertura – crianças e gestantes estão com cobertura na casa dos 50% e puérperas 57%. Os dados são de balanço do dia 25 de junho.

Na cidade, apenas idosos e profissionais de saúde alcançaram a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde.

“É muito importante que pessoas que se enquadram nestes grupos vulneráveis busquem a unidade de saúde mais próxima de sua residência. A vacina protege contra as complicações da gripe e não causa a doença”, afirmou a Diretora de Imunização da Secretaria, Nubia Araújo.

O Estado não informou se deve enviar mais doses aos municípios para proteger todas as faixas etárias. Em 2020, o Instituto Butantan entregou ao Brasil 75 milhões de doses da vacina, 10 milhões a mais em comparação a 2019.

CUIDADOS
Com a oferta da vacina para todos os públicos, a Secretaria do Estado da Saúde orientou os municípios a adotar medidas que evitem aglomerações.

“A orientação aos profissionais que trabalham na campanha é para que haja organização da fila e do ambiente. Além disso, é importante realizar uma triagem com identificação de sintomático respiratório – presença de febre, tosse, coriza e falta de ar”, disse a pasta.

“Se a pessoa apresentar febre ou mau estado geral, deve ser colocada máscara no paciente e adiada a vacina, com recomendação para seguir o isolamento domiciliar”, orientou.

A pasta também disse que as equipes devem anotar as doses aplicadas, com mesas e distanciamento de pelo menos um metro entre o anotador e paciente. “Cada profissional tem a recomendação de usar caneta própria e álcool deverá ficar disponível para uso”, finalizou a Secretaria.

Além da Capa
Os eleitores brasileiros ainda não sabem em que data irão às urnas neste ano para escolher novos prefeitos e vereadores. Diante dessa indefinição, como se comportam as campanhas em Americana e região nesse momento? Afinal, considerando a data originalmente prevista (4 de outubro), faltam menos de 100 dias para as eleições. Nesse episódio, o editor Bruno Moreira recebe o repórter André Rossi e editor-executivo e chefe de reportagem do LIBERAL, João Colosalle, para discutir o cenário regional.

Publicidade