29 de setembro de 2020 Atualizado 21:50

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Operação

Dois suspeitos morrem após troca de tiros com a polícia em Nova Odessa

Confronto aconteceu no limite entre Americana e Nova Odessa; um guarda também foi baleado

Por Leonardo Oliveira/Rodrigo Alonso

30 jul 2020 às 08:59 • Última atualização 30 jul 2020 às 15:13

Um homem e uma mulher morreram após troca de tiros com policiais civis na manhã desta quinta-feira (30), em uma área rural no limite entre Americana e Nova Odessa, na região da Chácaras Recreio da Represa.

Um guarda municipal também foi baleado no confronto e “passa bem”, segundo delegados que atuaram na ocorrência.

Caso aconteceu em uma chácara no limite entre Americana e Nova Odessa – Foto: Leonardo Oliveira / O Liberal

A Delegacia de Cosmópolis cumpriu mandados em um inquérito que investiga uma quadrilha que atua em estelionatos e lavagem de dinheiro. Policiais da DIG (Delegacia de Investigações Gerais) de Americana prestaram apoio à ocorrência.

O mandado de busca e apreensão foi cumprido em uma chácara da região contra suspeitos de envolvimento neste grupo criminoso. Quando os policias chegaram na frente do imóvel, um vigia que trabalha no local teria impedido a entrada dos agentes, avisando o casal sobre a presença de viaturas.

Essas informações são da delegada seccional de Americana, Martha Rocha de Castro. “Diante da resistência eles [policiais] forçaram a entrada e conseguiram entrar. Quando eles [policiais] chegaram em frente a casa já foram recebidos com disparo de arma”, disse em entrevista coletiva.

Uma troca de tiros teve início entre os suspeitos e os agentes. O casal foi atingido e morreu no local.

Um guarda municipal de Cosmópolis foi baleado no ombro e levado ao Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana – ele “passa bem”, de acordo com o delegado assistente da Seccional, José Luiz Joveli.

Ao todo, 12 policiais civis participaram da operação. Os dois revólveres usados pelo casal para disparar contra os policiais foram apreendidos. Outros dois funcionários foram detidos e levados até a DIG para prestar depoimento.

Máquinas agrícolas foram apreendidas em chácara

Uma grande quantidade de maquinário e objetos foram apreendidos pela Polícia Civil no local do crime. Máquinas agrícolas, veículo blindado e triciclos foram alguns dos itens encontrados pelos agentes na chácara.

O imóvel de alto padrão possui uma grande extensão e dá fundo com a Represa Salto Grande. Várias câmeras de segurança também estavam instaladas no local – segundo a delegada seccional, no entanto, os dispositivos não estavam funcionando.

Guarda baleado não poderia participar da operação, diz prefeitura

Segundo a Prefeitura de Cosmópolis, o guarda baleado não poderia estar na ocorrência. Por meio da assessoria de imprensa, o Executivo disse ter cedido o profissional para delegacia da cidade, mas informou que ele só pode realizar serviços administrativos, condição prevista num convênio firmado com a SSP (Secretaria Estadual da Segurança Pública).

A Secretaria de Segurança Pública de Cosmópolis vai apurar, por meio de um processo administrativo, se houve irregularidade na conduta do guarda ou se ele estava atendendo a uma solicitação da Polícia Civil, situação que também seria irregular.

A reportagem questionou a SSP nesta tarde, mas ainda não obteve resposta. Ao todo, 14 servidores da Prefeitura de Cosmópolis estão cedidos à delegacia local, entre os quais há sete guardas. Nenhum deles pode atender ocorrências externas, de acordo com a administração municipal.

Podcast Além da Capa
O contexto da DRS (Diretoria Regional de Saúde) de Campinas definiu o avanço de todos os seus municípios à fase laranja do Plano São Paulo, conforme anúncio do Estado feito nesta sexta-feira (24). Entretanto, quais são as particularidades que dão o contexto de Americana, em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), neste momento? Nesse episódio, o editor Bruno Moreira conversa com os repórteres George Aravanis e Rodrigo Alonso sobre tal cenário.

Publicidade